10/02/2016 – DE OLHO E QT RURAL: Associados da Cooper A1 terão mais de duas mil horas de capacitação em 2016

10 de fevereiro de 2016

A profissionalização é a chave para o produtor rural permanecer no campo e ter boas condições de vida, beneficiando, também, toda cadeia produtiva de alimentos. Para isso, os associados da Cooper A1 têm um grande suporte, o programa Empreendedores Rurais Cooperativistas, através dos cursos De Olho na Qualidade e Qualidade Total Rural (QTR).
Na segunda-feira, dia 8/2, iniciou, na Cooper A1, a etapa 2016 do programa. A primeira turma deste ano é formada por 18 famílias de Palmitos, SC, no De Olho na Qualidade Rural. A abertura com a sensibilização, foi realizada na Associação dos Funcionários da Cooper A1 de Palmitos, com a presença do 1º vice-presidente e gerente geral, Lauri Inácio Slomski e do gerente da unidade de Palmitos, Gilnei Caumo, e do coordenador geral do programa na Aurora, Joel José Pinto.
Ao longo de 2016, a Cooper A1 desenvolverá 14 cursos, sendo dez do De Olho na Qualidade e quatro do QTR. Serão, ao todo, 274 famílias envolvidas e mais de duas mil horas de capacitação profissional. No De Olho terão turmas em SC: Palmitos, Mondaí, Descanso, Tunápolis e Itapiranga; e no RS: Derrubadas, Planalto, Novo Tiradentes, Rodeio Bonito e Alpestre. Já no QTR, os quatro cursos serão em Palmitos, Caibi, São João do Oeste e Vista Gaúcha, RS.
As aulas são gratuitas, ministradas por instrutores do Sebrae/SC e as capacitações terão seis encontros no de Olho e 11 no QTR, e ambas têm, ainda, dois encontros de consultoria nas propriedades. O foco do De Olho na Qualidade Rural são os princípios e os benefícios que trazem a organização da propriedade. Já a prioridade do Qualidade Total Rural, é o gerenciamento da propriedade e a solução de problemas.
Diferencial competitivo
O Empreendedores Rurais Cooperativistas é desenvolvido na Cooper A1 em parceria com a Cooperativa Central Aurora Alimentos, Sebrae, Senar, Sescoop, Sicoob e Sicredi. De acordo com o Sebrae, trata-se do mais bem-sucedido programa de profissionalização de produtores rurais do Brasil. Todas as cooperativas filiadas à Aurora desenvolvem com seus associados, pois trata-se de uma prioridade profissionalizar os produtores para que produzam dentro dos padrões de qualidade exigidos, bem como proporcionar bem-estar e desenvolvimento das famílias.
Segundo o coordenador do programa na Cooper A1, Carlos Gadonski, os cursos são um grande suporte para o produtor rural, e vêm de encontro ao trabalho desenvolvido pela equipe técnica. “Hoje em dia produzir alimentos é para profissionais. A Aurora Alimentos, nossa cooperativa central, recebe auditorias de mercados internos e externos, que querem conhecer o processo produtivo em todas suas etapas, começando pelas propriedades rurais”, enfatizou. Ele afirma que, neste sentido, os associados que participam do De Olho e QTR passam a ter um diferencial competitivo, e a enxergar sua propriedade como uma empresa, que precisa ser bem administrada em todos os aspectos.
Desde que iniciou na Cooper A1, em 1998, o programa realizou um total de 177 cursos De Olho na Qualidade e 71 cursos do QT Rural. Ao, todo 4.436 famílias e 8.119 pessoas fizeram os treinamentos até hoje.Legenda imagem:Turma de produtores cooperados de Palmitos iniciou o De Olho na Qualidade Rural no dia 8 de fevereiro

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.