23/02/2016 – PROPRIEDADE RURAL SUSTENTÁVEL: Equipe técnica da Cooper A1 recebe mais uma etapa de capacitação

23 de fevereiro de 2016

O produtor rural associado da Cooper A1, que possui atividades pecuaristas integradas (aves, suínos e leite) com a Aurora Alimentos poderá, a partir deste ano, receber um certificado de qualidade em sua propriedade através do programa “Propriedade Rural Sustentável”. O programa foi lançado oficialmente no fim de 2015 e, neste ano, será colocado em prática nas cooperativas filiadas à Aurora.
Na quinta-feira, (18/2), em Palmitos, toda a equipe técnica da Cooper A1, formada por mais de 90 profissionais, receberam mais uma etapa de capacitação do projeto. O objetivo foi instruir os profissionais, que estão todos os dias nas propriedades, sobre como o projeto deve ser executado junto aos produtores, incluindo o auxílio e acompanhamento para alcançar os objetivos propostos pelo programa.
“Propriedade Rural Sustentável Aurora”
O programa “Propriedade Rural Sustentável Aurora” é a soma dos programas De Olho na Qualidade Rural, Times de Excelência, Suíno Ideal, Qualidade Total Rural, Frango Aurora, Programa Aurora de Qualidade do Leite, Leitão Ideal, Creche Aurora e Programa de Capacitação Ambiental. Todos eles, trabalhavam de maneira isolada, por isso surgiu a necessidade de integrá-los, bem como uma forma de avaliar e premiar os cooperados que aplicam e mantém seus fundamentos.
Segundo o responsável pelos programas de Qualidade na Aurora, Joel Pinto, todos os programas citados acima, dão subsídios para chegar a propriedade rural sustentável que é aquela que traz resultados econômicos e socioambientais. “Para ser sustentável, a propriedade precisa ter em equilíbrio três pilares: econômico, meio ambiente e desenvolvimento social. Quer dizer, gerenciar e produzir de forma eficiente, afim elevar a produtividade e gerar lucro; conduzir a propriedade respeitando o ambiente; e estar ciente de seu papel e responsabilidade na sociedade a qual está inserida”.
Joel explica que estes fatores são trabalhados nos programas de qualidade da Aurora em parceria com Sebrae, Senar, cooperativas filiadas e demais parceiras, e agora serão avaliados e reconhecidos os produtores que gerenciam sua propriedade através destes conceitos. “O intuito é valorizar os produtores e, sobretudo, certificar as propriedades que são referência, atestando a qualidade do produto que chega na mesa dos consumidores”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.