3° ENCONTRO ESTADUAL DO JOVEMCOOP: novas histórias ingressando no cooperativismo  

3° ENCONTRO ESTADUAL DO JOVEMCOOP: novas histórias ingressando no cooperativismo  
“Jovens em ação: venha criar a história que você quer para o cooperativismo”, este é o tema do 3° Encontro Estadual do Programa JovemCoop, que acontece nesta quarta e quinta-feira, dias 28 e 29/11, em Florianópolis. A organização do encontro foi realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC). Aproximadamente 200 jovens de todo o estado estão reunidos na capital. 33 deles são associados ou filhos de associados da Cooper A1, que participaram do programa Juventude Cooperativista (JovemCoop), entre 2015 e 2018.

Durante esta quarta-feira (28/11), os participantes presenciaram palestras sobre “Agronegócio, empresa familiar e sucessão”, ministrada por Marlene Kaiut, e “Construtores de um novo cooperativismo transformando ideias”, pelo palestrante João Carlos de Oliveira. Na programação de amanhã (29/11), os jovens presenciarão cases das cooperativas, e para finalizar, a palestra “Transformar o mundo brincando”, com Edgar Gouveia.

Para a associada da Cooper A1, e participante do programa, Fabiane Stein é muito importante participar do encontro: “Assim podemos adquirir mais aprendizado, experiências, além da integração entre os jovens, conhecer novas pessoas”.

Mariel Arnold, associado da Cooper A1, unidade de São João do Oeste, também está em Florianópolis e comentou sobre o JovemCoop e a oportunidade de participar do evento: “A cooperativa está extremamente preocupada com a sucessão familiar, há um grande esforço através dos líderes, para que os jovens continuem nas propriedades”.

Segundo ele, aqueles que incorporam as questões aprendidas no curso sobre o cooperativismo, e as implementam na propriedade, percebem a utilidade de projetos como o JovemCoop. “São poucos que tem oportunidade de participar, mas a gente vê que o cooperativismo está fazendo diferença entre os jovens, o futuro está acontecendo agora”, finalizou.

33 jovens participantes do JovemCoop, estão representando a Cooper A1