Biotecnologia mostra eficiência na cultura do milho em alta pressão de lagartas

A Cooper A1 em parceria coma empresa Dekalb, promoveu no último dia 24 de outubro, um Dia de Campo no município de Belmonte, que abordou a demonstração dehíbridos e as tecnologias que estão manifestando eficiência no controle dasprincipais pragas na cultura do milho e que estão preocupando os produtores naregião. A atividade foi realizada em uma área de ensaio na propriedade dafamília Ansolin, e que apresenta 10 híbridos de milho, com diferentestecnologias para controle de pragas.

Segundo o engenheiroagrônomo da Cooper A1, Winícius Assis Müller Morandi, durante a atividade foipossível observar o desempenho da tecnologia da Dekalb VT PRO, que está tendouma alta eficiência de controle das pragas, principalmente sobre a lagarta docartucho (Spodoptera frugiperda).Winícios explica que com a produção de duas proteínas que se ligam a receptoresdiferentes no organismo do inseto, a tecnologia VT PRO possui dois modos deação para controle dessas pragas.

“O milho VT PRO é um avançoem relação ao controle de pragas, quando comparado às tecnologias lançadasanteriormente. A tecnologia garante um controle superior das principais pragasda cultura do milho (lagarta-do-cartucho, lagarta-da-espiga e abroca-do-colmo), assegurando proteção do potencial produtivo e,consequentemente, aumento da produtividade,” diz. Além disso, de acordo com oengenheiro agrônomo, o VT PRO é a única tecnologia que permite a redução daárea de refúgio de 10% para 5% da área plantada com milho convencional.

Outro ponto comentado noDia de Campo foi sobre o tratamento de sementes, principalmente sobre insetos¨sugadores¨.  “Com a biotecnologia muitosprodutores não estão realizando um manejo de forma correta, com tratamento desementes e aplicação de inseticidas pós-emergente da cultura, para ter altaeficiência sobre estas pragas. Foram realizadas contagens de plantas atacadaspor percevejos, onde se pode observar a alta infestação,” comenta WiníciosAssis Müller Morandi.

 O Representante Técnico de Vendas da Dekalb,Luciano Ferronatto, ressalta que a tecnologia VTPRO (Resistência a pragas) eVTPRO 2 (Resistência a pragas e tolerante a Roundup), foi lançada no Brasil como objetivo de incrementar a produtividade e está mostrando no campo, a grandeeficiência no controle de pragas e no manejo de plantas daninhas. “A tecnologiaVT PRO2 é mais uma inovação para a cultura do milho pois, além de uma manejomais eficiente de plantas daninhas, com toda segurança e flexibilidade datecnologia Roundup Ready 2, proporciona um controle superior das principaispragas que atacam a cultura do milho,” garante.

Ainda durante o Dia deCampo foi discutido os manejos recomendados para controle da vaquinha (Diabrotica speciosa), praga que tambémvem aumentando a incidência na cultura do milho, e que tanto na fase adulta(com a desfolha do cartucho), mas principalmente na fase larval (danos a raízdo milho), vem aumentando a incidência nas lavouras da região.

O gerente da unidade deBelmonte, Luíz Carlos Morosini, também participou do eventoe destacou aexpressiva participação de associados da região, demonstrando a preocupação dosmesmos em buscar informações para alcançar altos rendimentos da cultura do milho.O Dia de Campo foi acompanhado ainda gerente da unidade de Santa Helena, SandroAnsolin o engenheiro agrônomo Winícius Morandin, e pelos representantestécnicos de vendas da Dekalb, Luciano Ferronatto, e Inacir Giombelli.

 

Fotos: Cooper A1

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.