Carne de frango: oferta de 2012 ainda pode ser igual ao consumo de 2011

Embora a queda na produção de pintos de corte venha se confirmando e tudo aponte para um volume inferior ao do segundo semestre do ano passado (eventualmente, inferior, até, à produção do primeiro semestre de 2012 – fato raro mas, desta vez, inteiramente justificável), sabe-se que o possível efeito dessa redução no volume de carne de frango produzida vem sendo parcialmente neutralizado pela ampliação da idade de abate, o que redunda em uma oferta proporcionalmente maior que a obtida até pouco tempo atrás.

Isso ficou claro quando o IBGE divulgou, em setembro passado, os resultados do abate inspecionado de frangos no Brasil e demonstrou que, no segundo trimestre de 2012, o frango produzido no País atingiu pesos unitários recordes.

Naturalmente, isso muda todas as projeções, até mesmo aquelas feitas mais recentemente. Assim, se há pouco mais de um mês supunha-se que a oferta interna de carne de frango do primeiro semestre havia recuado perto de 2,5% em relação ao mesmo período de 2011, agora estima-se que na verdade ocorreu um aumento, não muito distante dos 2% (o próprio preço do frango no mercado interno aponta nessa direção).

E se – também há cerca de um mês – o AviSite chegou a projetar que a oferta interna deste semestre poderia recuar até 9%, agora, frente aos novos indicadores, projeta uma redução de apenas 2%. O que – frente ao crescimento observado no primeiro semestre – poderá fazer com que a produção de 2012 se mantenha nos mesmos níveis do ano passado, com variação nominal negativa inferior a meio por cento.

Naturalmente, isso se reflete na disponibilidade per capita de carne de frango que, estimada inicialmente em 43,053 kg, agora tende a alcançar valor muito próximo dos 46 kg per capita, recuando menos de 1% sobre o que foi estimado para 2011 (46,368 kg per capita).

O grande e crucial detalhe, aqui, é que parte do volume ofertado no final de 2011 não teve concomitante consumo, pois se formaram grandes estoques de passagem para o corrente exercício. Moral da história: apesar de todos os desafios enfrentados e apesar de a oferta interna ser menor, o setor poderá estar disponibilizando, em 2012, volume de carne de frango similar ao que foi consumido em 2011.

(Avisite) (Redação)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.