Cooper A1 inaugura armazém de cereais em Erval Seco (RS)

21 de janeiro de 2013

A Cooper A1 iniciou 2013 comemorando mais um importante investimentoque irá contribuir com o desenvolvimento econômico do Noroeste gaúcho eagregará valor a produção dos associados daquela região. Na sexta-feira (18), acooperativa inaugurou seu novo armazém de grãos, edificado em Erval Seco, RioGrande do Sul. Com investimento aproximado de R$ 6 milhões, a moderna estruturatem capacidade de armazenagem de 10,2 mil toneladas de grãos, e secagem de 700toneladas de produto dia. A inauguração contou com a participação deassociados, gestores da Cooper A1, autoridades locais, e comunidade da região.

Estrutura: Situada próximoao acesso a Vila Arco Íris e construída em uma área de 9.1 hectares, a novaunidade armazenadora de grãos da cooperativa conta com equipamentos de altatecnologia e foi projetada de modo a atender as normas de certificação dearmazéns do Ministério de Agricultura, a garantir a qualidade do produto e asegurança de trabalho. A unidade possui cinco silos e pode armazenar,simultaneamente, cereais a granel, como trigo, milho e soja, permitindo o recebimento,processamento e expedição de produtos dos associados da região.

Este é o 10º ponto de recebimento de grãos da Cooper A1, que passa a teruma capacidade de armazenagem estática total de 90 mil toneladas de grãos o queequivale a mais de um milhão de sacas de cereais.

O presidente da Cooper A1, engenheiro agrônomo Elio Casarin, destacoua importância estratégica do empreendimento para os produtores da região, que ofereceráaos cooperados soluções para tornar o sistema produtivo mais econômico e serviçosque agilizarão o trabalho e agregarão valor à sua produção.

Casarin falou ainda sobre a atuação da Cooper A1 no noroeste gaúcho,que já possui unidades em Erval Seco, Alpestre, Novo Tiradentes, Rodeio Bonitoe Planalto. “Com o trabalho sério que faz da Cooper A1 uma organização sólida eque completará 80 anos em 2013, a confiança e credibilidade no cooperativismode produção estão sendo recuperados nesta região, e os produtores estão, cadavez mais, sentindo as vantagens de fazer parte de uma sociedade pautada comfoco real nos negócios de interesses dos associados, razão de ser docooperativismo,” salientou. O presidente aproveitou para anunciar outrosimportantes investimentos de médio prazo em Erval Seco, como a construção daunidade própria.

O prefeito de Erval Seco, Gilmar Leschewitz, agradeceu osinvestimentos da Cooper A1 no município e por acreditar no potencial da região,o que está contribuindo com o desenvolvimento econômico e social dosmunicípios. “É uma grande satisfação para nós termos como parceira umacooperativa de credibilidade, que está trazendo tecnologia e evolução no campoe que permite aos pequenos e médios produtores da região enfrentar os desafiosda competitividade e se manter de maneira sustentável no campo.”

Associados com boas perspectivas– Os grandes beneficiários do empreendimento, os associados da Cooper A1 naregião comemoram o investimento, destacando que o mesmo se constitui como umadas soluções para tornar o sistema produtivo de cerais mais econômico. É o quedestaca o associado Inélio Fucks, da Linha Taboão, município de Dois Irmãos dasMissões. De acordo com ele, a estrutura de armazenamento de cereais da regiãoera deficiente e que os investimentos da Cooper A1 são fundamentais parapromover sustentabilidade ao processo produtivo dos agricultores, além demostrar que a Cooper A1 valoriza os associados e está preocupada em promover ocrescimento econômico dos mesmos. “Cada vez mais confiamos na Cooper A1, que éparceira, nos incentiva e nos dá condições de investir cada vez mais emtecnologia para incrementar a nossa produção,” disse.

Além de associados de Erval Seco e municípios arredores, a solenidadede inauguração contou com a presença da diretoria executiva da Cooper A1,presidente Elio Casarin; 1º vice-presidente e gerente geral, Lauri InácioSlomski; 2º vice-presidente e gerente da atividade Cereais, Santo Tumelero;secretário e gerente da atividade de Bovinocultura de Leite, Egon Grings; dogerente da Unidade de Erval Seco, Moacir Reis; dos conselheiros administrativose conselheiro fiscal; demais gerentes e colaboradores da cooperativa;autoridades locais, como o prefeito de Erval Seco, Gilmar Leschewitz, bem como,do presidente da Câmara de Vereadores; lideranças de instituições financeiras,de sindicatos e comunidade em geral.

Sobre a Cooper A1

Sediada em Palmitos (SC) a CooperA1 é a mais antiga cooperativa de produção de atividades ininterruptas de SantaCatarina e completará, em 2013, 80 anos. Com mais de sete mil associados e 900 colaboradores,a cooperativa atua em 16 municípios das regiões Oeste de Santa Catarina eNoroeste do Rio Grande do Sul. Focada em negócios de interesse dos associados,a Cooper A1 desenvolve atividades de cereais, suinocultura, bovinocultura deleite, avicultura, industrialização de rações e concentrados, comercializaçãode bens de consumo, serviço técnico no campo e projetos sociais. Todos ostrabalhos são permeados para promover o desenvolvimento sustentável dospequenos e médios produtores associados, agregando valor a sua produção e atuando comoimportante instrumento regulador de mercado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.