Cooperjovem: Escola tem minimercado para educação cooperativista

Um projeto que visa estimular a formação da cidadania e o conceito decooperação entre as crianças. Este é o intuito do minimercado cooperativo, implantandono Núcleo Educacional Municipal Aluíno Knapp, de Palmitos, para integrar as atividadesdo programa Cooperjovem. A estrutura foi instalada pela Cooper A1, em outubrodeste ano, em um espaço interno da escola para representar um ambiente onde ascrianças são estimuladas a vivenciar na prática situações mercadológicascooperativistas.

Segundo uma das responsáveispelo Cooperjovem na Cooper A1, Ivânia Zingler, a ideia é simular situações dodia a dia, favorecendo de forma lúdica, o desenvolvimento da autonomia e aindependência, além de contribuir com a educação financeira dos estudantes.“Com a iniciativa, queremos que as crianças experimentem importantes conceitosde cidadania, sejam conscientes sobre o valor do dinheiro e do trabalho, sempretendo como base a cooperação e a ajuda mútua,” explica Ivânia.

O minimercado foi inauguradodurante a tradicional Festa do Lampião, promovida pela escola no mês deoutubro. Na oportunidade o gerente da unidade de Palmitos da Cooper A1, GilneiCaumo, disse esperar que a estrutura contribua com a missão do Cooperjovem, queé transmitir entre as crianças a vantagem de viver em sociedade por meio dacooperação.

Troca de experiências

O Cooperjovem é um programado Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), implantado noNEM Aluino Knapp através da Cooper A1. O programa é coordenado pelaprofessora Márcia Vanessa Schena com contribuição professoras Marlene Back, DomingaParckert, Simone Predebom e Cristy Ana Lucca e envolve alunos do 4º a 6º ano do Ensino Fundamental. Entre as atividadespropostas, está a troca de experiências com outras instituições de ensino, comoaconteceu no último dia 5 de outubro, quando a escola recebeu a visita do NúcleoEducacional Municipal Rudolfo Schreiner, de Palmitos. Além de conhecer oCooperjovem e o recém-implantado minimercado, os visitantes participaram de brincadeirascooperativas.

Rosângela Freitag – MTb/SC 03142 JP

Assessoria de Comunicação – Cooper A1

(49) 3647 9052

comunicacao2@coopera1.com.br  

                                                                          www.coopera1.com.br

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.