CORRENTE DO BEM: Colaboradores da Cooper A1 se mobilizam em projetos e ações sociais

CORRENTE DO BEM: Colaboradores da Cooper A1 se mobilizam em projetos e ações sociais

Atitudes que dão valor à vida e inspiram boas ações. Centenas de colaboradores voluntários da Cooper A1 estão doando, principalmente, um pouco do seu tempo em prol do próximo. As ações sociais, iniciadas em julho em virtude da passagem do Dia Internacional do Cooperativismo, estão tendo um caráter contínuo. A matriz e as unidades, seguindo os princípios universais do cooperativismo, estão formando uma grande corrente do bem e organizando atividades beneficentes voltadas a entidades e pessoas.

Tunápolis: Pequenos gestos que se tornam grandes ações

As unidades de Tunápolis e Santa Helena também dedicaram esforços na ‘corrente do bem’ da Cooper A1. Os colaboradores organizaram, de 1º a 20 de julho, a ação de arrecadação de produtos alimentícios não perecíveis para repassar à Associação Hospitalar de Tunápolis.

Foram, ao todo, 925 kg de alimentos arrecadados nos pontos de coleta instalados nas duas unidades e nos parceiros, no posto de atendimento do Sicoob Creditapiranga e na Coomilp.

Pequenos gestos que se tornam grandes ações, fazendo a diferença na vida das pessoas e inspirando atitudes do bem. As unidades de Tunápolis e Santa Helena, agradecem a todas as pessoas que contribuíram com a ação.

Riqueza: esforço coletivo em prol do bem comunitário

Em Riqueza, os colaboradores organizaram com muito carinho a ação chamada Coleta Solidária. Dezenas de quilos de alimentos não perecíveis e de limpeza foram arrecadados em um ponto de coleta montando na unidade. Em parceria com o setor social do município, parte do material foi entregue, ainda no dia 15 de julho, pelos próprios funcionários a famíli  as carentes de Riqueza. A ação foi realizada em parceria com o Sicoob Oestecredi.

Palmitos: atenção e carinho com os idosos

Colaboradores da matriz e da unidade de Palmitos, que formam o Grupo de Voluntários – “Fazer o Bem faz parte da gente”, voltaram, no sábado dia, 05/08, na Associação Núcleo de Profissionais Amigos dos Idosos (Nupai). O grupo deu continuidade nas atividades de melhorias e limpeza, como reparos na parte elétrica e em móveis, bem como cuidou da horta implantada ainda julho. Além disso, passaram momentos de confraternização com os moradores do local, compartilhando histórias e momentos com os idosos.

Planalto, RS: Uma horta beneficente para o hospital

Em Planalto, RS, colaboradores da unidade da Cooper A1 se reuniram em mutirão, no sábado 05/08, para iniciar um importante projeto: a revitalização da horta do hospital do município. Com a ação, os voluntários pretendem produzir alimentos de qualidade e de forma solidária para o autoconsumo da entidade hospitalar. A unidade da cooperativa fez a doação das mudas de hortaliças e, o mais importante, organizou a mão-de-obra e fará a manutenção contínua do espaço.

Mondaí: Doação de sangue e compaixão pelo próximo

Organizada pelo Grupo Feminino Pioneiras de Mondaí, funcionários da Cooper A1 e do Sicoob Oestecredi de Mondaí, SC, foram voluntários em uma atitude solidária e de amor ao próximo ao doaram algo muito valioso: seu sangue. No sábado, dia 22/07, cerca 20 pessoas se disponibilizaram a ir até o Hemosc de Chapecó, SC, para a doação de sangue e plaquetas.

Com a ação, o Grupo Feminino Pioneiras de Mondaí e a unidade da Cooper A1 pretendem contribuir com os estoques do Hemosc, que salvam centenas de vidas, além de formar uma corrente de agentes multiplicadores e disseminadores da importância social da doação de sangue.

Itapiranga: atitude que inspira, livros que educam

A Campanha “Ajude a abrir as portas da imaginação: Doe Livros”, idealizada pela unidade da Cooper A1 de Itapiranga foi um sucesso. Centenas de livros de literatura infanto-juvenil e brinquedos foram arrecadados, no período de 1º a 15 de julho, na Cooper A1 e nas cooperativas apoiadoras da ação. A entrega foi efetuada ainda no fim de julho, na secretaria de educação de Itapiranga, e todo material é destinado às escolas da rede pública municipal.

Pinhal, RS: iniciativa que auxilia 

Em Pinhal, RS, a Cooper A1, em parceria com o Sicredi, arrecadou mais de 100 quilos de produtos de limpeza, para o Hospital São José, de Rodeio Bonito. A ação foi de 1º a 25 de julho e a entrega no fim de julho.

Cooperativismo na essência

Além destas, no dia 1º de julho, as unidades da Cooper A1 se mobilizaram em prol da comunidade. Como em Iporã do Oeste, com o “Almoço da Cooperação” com a doação dos alimentos e o valor com a venda das fichas, foram quase 600 almoços, todo revertido ao Hospital Nossa Senhora das Mercês.

Em São João do Oeste, a “Mateada e Almoço Cooperativo” foi uma grande ação comunitária que movimentou o município, com atividades de utilidade pública na praça, além de mais de 800 almoços vendidos, e cujo lucro revertido foi à manutenção das atividades do hospital local.

Já em Vista Gaúcha, RS, a Cooper A1 fez força no mutirão formado por voluntários da Cooper A1, Sicredi e Cooperativa Mista de Vista Gaúcha, que realizaram o projeto de revitalização da Quadra de Esportes da Comunidade Saltinho do Guarita. Em Erval Seco, RS, a Cooper A1 e o Sicredi doaram o material para revitalização de uma área do hospital do município, que está passando por dificuldades financeiras.