DE OLHO NA QUALIDADE: Cooper A1 inicia curso de profissionalização com cooperados de Itapiranga, SC

DE OLHO NA QUALIDADE: Cooper A1 inicia curso de profissionalização com cooperados de Itapiranga, SC
Na segunda-feira, dia 6 de junho, 19 produtores rurais de Itapiranga, SC, iniciaram no programa que mudará a visão sobre organização de suas propriedades rurais. Eles ingressaram no maior curso de profissionalização rural do Brasil, o De Olho na Qualidade Rural. A aula de sensibilização aconteceu na Associação dos Funcionários da Cooper A1 de Itapiranga, e reuniu cooperados e dirigentes.

Ao todo, o curso terá 24 horas de aula e cinco horas de consultoria em cada empresa rural, durante dois meses e meio, orientando para o descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida nas propriedades. A proposta baseia-se no 5º princípio do cooperativismo “Educação, formação e informação”, que preconiza recursos permanentes da cooperativa para formação e capacitação de seus cooperados, e ainda sendo o princípio básico para o projeto de sustentabilidade das empresas rurais do futuro.

Programa de Qualidade

O Programa de Qualidade Total Rural do Sebrae é disponibilizado gratuitamente aos cooperados, através da parceria entre Cooper A1, Aurora Alimentos, Sescoop/SC, Senar, Sicoob e Sicredi. Através do De Olho na Qualidade Rural, os agricultores recebem direcionamento e orientação sobre padrões de organização e gerenciamento de sua propriedade indispensáveis nos dias de hoje e que são exigidos no mercado atual.

Em 2017, a Cooper A1 formará 128 famílias cooperadas no De Olho na Qualidade Rural. Até o fim do ano, serão desenvolvidos três cursos em Santa Catarina e cinco no Rio Grande do Sul. Serão 872 horas entre aulas e consultorias, totalmente gratuitas, visando o fortalecimento e sustentabilidade das propriedades do Oeste de SC e Noroeste do RS.