DIAS DE CAMPO: ‘Escola A1 do Leite’ realiza atividades práticas para exemplificar como construir uma atividade sólida e sustentável

DIAS DE CAMPO: ‘Escola A1 do Leite’ realiza atividades práticas para exemplificar como construir uma atividade sólida e sustentável
Abrir os horizontes e mostrar aos cooperados que, com organização e planejamento, é possível construir uma atividade de leite sólida e rentável. Com esse intuito o programa Escola A1 do Leite promoveu, nos dias 05 e 06/09, dois Dias de Campo. As atividades, realizadas em Palmitos e em Iporã do Oeste, SC, foram voltadas às primeiras turmas do ‘Escola’, que iniciaram no programa há quase três anos. Ao todo, 147 produtores de leite cooperados participaram das atividades.

Em Palmitos, o Dia de Campo reuniu 65 produtores, e foi na propriedade do cooperado Marcos Weiss. Já em Iporã do Oeste, a ação, com 82 cooperados, foi na propriedade do Lecio Orth, ambos ganhadores do 1º e 3º, respectivamente, do Prêmio Empreendedores Rurais Cooperativistas – Troféu Aury Luiz Bodanese, maior prêmio do setor cooperativista agropecuária de Santa Catarina.

‘Fazer mais com o que se tem’

A médica veterinária da Cooper A1 em Santa Catarina, Graziela Hoff Gloger, afirma que a ação envolvendo os veteranos do ‘Escola’ foi justamente para mostrar na prática os procedimentos fundamentais para ser eficiente na atividade do leite. Para exemplificar, além das estações sobre bem-estar animal, recria, volume pastagens, nutrição, manejo, entre outras, também, houve espaço para que os produtores anfitriões deixassem seu depoimento sobre a história de sua propriedade como construíram, ao longo dos anos, uma atividade de excelência.

A médica veterinária afirma: “Queremos mostrar ao produtor que é possível ser eficiente e ganhar dinheiro em qualquer propriedade. Na maioria das vezes, precisamos organizar ‘o que se tem em casa’ e os resultados vão aparecendo de forma gradativa”. Segundo Graziela, o importante é que os produtores compreendam e façam o básico bem feito, e deem continuidade ao gerenciamento, não fazer apenas o que for ‘exigido’. “É importante lembrar que o rebanho bom é aquele que produz bem, mas que também tem uma longevidade maior”.

Programa Escola A1 do Leite

O programa Escola A1 do Leite iniciou em 2015, é um curso modular de gestão zootécnica e econômica da atividade de leite, voltado aos produtores rurais cooperados. É destinado de forma gratuita a todos os produtores cooperados interessados. Segundo o gerente da atividade, o diretor secretário da Cooper A1, Egon Grings, o programa visa, principalmente, formar e levar informações aos produtores sobre controles de gastos e de produção na atividade, obtendo mais profissionalismo e rentabilidade. As aulas são ministradas pela equipe técnica da atividade, que tem como base do conhecimento dados de pesquisas validadas em universidades e aplicados em fazendas leiteiras de todo país. Em três anos de programa, somente em Santa Catarina, formou 43 turmas.

_________________________________________________

 

Rosângela Freitag Peiter – Jornalista MTb/SC 03142 JP
Coordenadora Setor Comunicação e Marketing

Tel: (49) 3647-9052 | Cel: (49) 9 9152-5045

E-mails: comunicacao2@coopera1.com.br | coopera1comunicacao@gmail.com