ENCONTRO DAS “BORBOLETAS”: interação e planejamento de 2019

ENCONTRO DAS “BORBOLETAS”: interação e planejamento de 2019
Mais uma atividade interativa entre as formandas do programa Mulheres Cooperativistas de 2014, 2016 e 2018 da Cooper A1 foi realizada. Na última sexta-feira, dia 23, as denominadas “Borboletas”, reuniram-se no município de Mondaí, SC, para um dia de integração com palestras, confraternização e apresentação do planejamento de 2019. Cerca de 90 mulheres cooperadas, esposas ou filhas de cooperadas participaram do evento.

O presidente da Cooper A1, engenheiro agrônomo Elio Casarin falou em seu discursou sobre a importância das mulheres estarem aprendendo sobre cooperativismo: “Eu fico feliz, foram seis módulos de estudo em cada turma, nós precisamos dentro do cooperativismo mulheres que conheçam o movimento e estejam preocupadas com a cooperativa”.

Logo após o discurso, as cooperadas receberam palestra sobre o Empoderamento e Desenvolvimento pela Yoga do Riso, ministrada pela enfermeira, e terapeuta especializada Lucia Görgen, de Passo Fundo, RS. Durante a tarde, as participantes desenvolveram a cooperação e alegria, através de palestra ministrada por Roselei Luiz Angst, doutor em administração.

MUDANÇA PROFISSIONAL E PESSOAL: relato das participantes

Os projetos que envolvem as mulheres buscam capacitá-las e conscientizá-las sobre o cooperativismo, bem como, inserir a Cooper A1 na vida das mesmas, e deixar com que se integrem no cotidiano da cooperativa, para fomentar a importância do protagonismo feminino no meio. Para entender melhor o que os projetos socioambientais representam na vida das participantes, vamos ouvir o relato de quatro mulheres:

Diana Slaviero, do município de Caibi, desde 2016 participa do programa:

 

Elenir Simonetto, do município de Riqueza, participa há mais de quatro anos:

 

Lurdes Paludo, do município de Iporã do Oeste, participa desde o início dos encontros:

 

Veronica Hister, do município de São João do Oeste: