FOJOLICO: Jovens colocam em prática ações sociais

A turma de jovens queparticipa do programa Jovens Lideranças Cooperativistas (Fojolico), através da CooperA1, está organizando e desenvolvendo projetos sociais, como forma de colocar emprática o 5º princípio do cooperativismo: Interesse pela comunidade. Segundo acoordenadora do Fojolico na Cooper A1, Luisa Jaehn, o objetivo é estimular osparticipantes a promover ações em grupo, comprovando o poder do trabalho emequipe para a transformação da realidade social.

São, ao todo, seis projetos que visam beneficiar entidades ecomunidades, com os seguintes temas: Coleta seletiva de lixo:Reciclar também é cooperar!; Água: fonte de vida; Doe alimentos e ganhe vida.(Doação de alimentos para Apae); O hospital faz parte da sua vida, valorize-o.(Doação de alimentos para o Hospital Santa Casa Rural de São João do Oeste); Doede coração, pois ele é que te agradece. (Doação de alimentos não perecíveis ematerial de limpeza para Apae Caminho de Luz de Iporã do Oeste).

Coleta seletiva de lixo emcomunidades rurais de Itapiranga

Em Itapiranga, o grupo formado pelos jovens Clério Birck, de Dourado;Cristiane Swarowsky, de Santa Isabel; Josnei Ghiel, de Santa Cruz e LeoniBabick de Linha Rickia, está desenvolvendo o projeto com o tema “Coletaseletiva de lixo: Reciclar também é cooperar!”, que visa implantar em suascomunidades um sistema de coletaseletiva de lixo. As atividades práticas iniciaram ainda neste mês de novembro comreuniões nas comunidades abrangidas, com o objetivo de orientar e explicar aosmoradores a importância da reciclagem, não só para o meio ambiente como tambémpara as próprias localidades. Além disso, foram repassadas orientações quanto aimplantação de lixeiras, que serão instaladas em pontos estratégicos emparceria com a prefeitura municipal de Itapiranga.

Alémda Cooper A1 e da prefeitura, o projeto tem ainda como parceiros o SicoobCreditapiranga, Comunidade de Santa Isabel, Sociedade Maringá, Comunidade deSanta Cruz e Comunidade de Dourado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.