Frango sobe para 4º lugar da pauta exportadora; o milho, para o 2º

Uma boa mostra do que vai ser a pauta exportadora brasileira em 2013 – e doque pode estar reservado para os setores consumidores de uma das principaiscommodities agrícolas exportadas pelo Brasil – é encontrada nos resultados dejaneiro passado.

 No rol dos 10 principais produtos com maiorreceita cambial, a carne de frango está presente em uma posição até certo pontoprivilegiada, mesmo tendo fechado janeiro com uma receita 4,5% menor que a doinício do ano passado. Ou seja: colocou-se, em 2012, como o quinto produto dapauta exportadora; mas está iniciando 2013 na quarta posição.

Mas o que mais chama a atenção norol dos “dez mais” é o produto colocado no segundo lugar, postotradicionalmente ocupado pelo petróleo em bruto. E quem cobre a posição do ouronegro é o milho, com uma receita cambial quase 300% maior que a de janeiro de2012.

 Aliás, naquele mês o milho foi apenas o 15ºproduto da pauta exportadora brasileira, isto é, tinha quatorze outros produtosà sua frente. Agora, está atrás, somente, dos minérios de ferro.

 Naturalmente, essa posição tende a sersuperada no decorrer do ano por produtos como a soja (grão e farelo) e opróprio minério de ferro. Mas o ocorrido em janeiro é uma boa mostra do queestá por vir no tocante ao milho. Com um desempenho que pode continuar custandocaro para segmentos consumidores como a avicultura e a suinocultura.

Fonte: Anvisite

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.