Frango vivo segue com preço maior que o do abatido um ano atrás

Mais uma vez, como ocorre empraticamente todo início de ano (as exceções são raríssimas), frango vivo eabatido se encontram, até aqui, com preços menores que os registrados nosprimeiros dias de 2013. Mas desta vez, quanta diferença – pelo menos em relaçãoao que ocorria um ano atrás.

Em vias de completar 30 dias como preço estável em R$2,90/kg, o frango vivo registra até aqui redução de apenas3,3% sobre o preço inicial do ano. Em 2012, no mesmo espaço de tempo, essaredução ultrapassava os 21%.

De sua parte, o frango abatidoregistra, por ora, redução um pouco maior que a da ave viva – queda de 7,19%.Mas, com o inicio do mês e a chegada dos salários, os preços do produto já seencontram em recuperação e a diferença deve reduzir-se. De toda forma, a quedaem comparação a 2012 vem sendo bem mais moderada.

Mas o que mais ressalta ao secontrapor os preços de 2013 aos de 2012 é o fato de o frango vivo estaralcançando, neste ano, preços melhores que os registrados há um ano pelo frangoabatido.

Isso, aparentemente, é fatoinédito no setor e vem sendo registrado porque o ganho de preço do frango vivoem relação a 2012 (na média, de 86%) está sendo maior que o do frango abatido(na média, de 54%) – o que, aliás, ressalta a redução na oferta de aves vivas,até agora enfrentando o impeditivo de um custo substancialmente maior que oregistrado no início de 2012 e, quase com certeza, uma capacidade de produçãobem menor que a dos primeiros meses do ano passado.

Fonte: Anvisite

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.