Inédito: frango fechou 2012 com volume menor que o do início do ano

Campinas, 09 de Janeiro de 2013 -Tomando por base os últimos números relativos à produção de pintos de corte e oresultado das exportações de dezembro de 2012, o AviSite estimou, para o últimomês do exercício passado, produção de carne de frango em torno de 1,050 milhãode toneladas, perto de 8% menos que em dezembro de 2011.

 Considerado esse volume e o total estimadopela APINCO para o período janeiro-novembro, a produção global de 2012 teráatingido a marca dos 12,8 milhões de toneladas, recuando quase meio por centoem relação ao ano anterior.

É interessante ressaltar, aqui,que a redução observada concentrou-se no segundo semestre do ano, pois, emfunção da alta produção do bimestre inicial de 2012 (volume mais de 8% superiorao de idêntico período de 2011), o primeiro semestre foi encerrado com expansãode 2,2% – a despeito de o volume produzido no quadrimestre março-junho de 2012ter recuado em relação ao ano anterior.

 Encerrado o ano e ainda que os números dedezembro sejam estimativos, vale observar que o volume do bimestre final de2012 (ou seja, o de melhor consumo do ano) foi 3,5% menor que o do primeirobimestre, este o de pior consumo do ano.

O fechamento de um exercício comvolume inferior ao de abertura é, tudo índica, fato inédito na indústria dofrango. E explica – para quem ainda não entendeu – porque um e outro períodoficou marcado como o de pior e o de melhor preço do ano. Melhor, aliás,independente até do altíssimo custo.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.