JOVEMCOOP: sensibilização do projeto aconteceu na quarta-feira (07/03)

JOVEMCOOP: sensibilização do projeto aconteceu na quarta-feira (07/03)
Na quarta-feira, dia 7, em Palmitos – SC, a Cooper A1 e o Sescoop/SC promoveram a sensibilização e a apresentação do programa Juventude Cooperativista – Jovemcoop para mais uma turma de jovens entre 18 e 30 anos. A atividade foi na Associação de Funcionários da cooperativa e reuniu cerca de 30 jovens cooperados ou filhos de cooperados de diferentes municípios com unidades da Cooper A1 em Santa Catarina.

O curso terá nove módulos, sendo eles: Comportamental; Educação Cooperativista; Comunicação e Oratória; Sociedades Cooperativas; Protagonismo Juvenil e Projeto de Vida; Gestão Rural e 5S – Parte I; Relacionamento Familiar e Desenvolvimento Interpessoal; Gestão Rural e 5S – Parte II (com visita à propriedade rural) e Organização do Quadro Social/Constituição do Núcleo Juvenil; com mais de 150 horas de capacitação. As aulas serão iniciadas ainda neste mês, no dia 21 no município de Iporã do Oeste.

Para que o cooperativismo siga forte, é necessário que os jovens sejam incentivados e preparados. Essas foram as palavras usadas pelo presidente da Cooper A1, Elio Casarin. “Para todas as atividades é necessária uma estrutura da propriedade e conhecimento para saber agir em diferentes situações. Por isto é importante que os jovens participem do projeto, para desenvolver sua capacidade, e também entender e vivenciar a cooperação”, disse.

Ao fim do curso, os alunos receberão seus certificados em formatura. Esta é a 7ª turma do JovemCoop na Cooper A1 e o projeto incentiva aos jovens que permaneçam nas propriedades rurais. Durante as aulas, eles são instigados a desenvolver o espírito de liderança, a cooperação, e ainda, são motivados ao desenvolvimento pessoal. Um ponto de debate é a sucessão familiar, momento em que os jovens são incentivados a permanecer nas propriedades rurais, abrindo seus olhos para o que venha a ser o futuro deles.

 

Acompanhe o depoimento de Daian Boeck, que participou da 5° turma do Jovemcoop: