JUVENTUDE COOPERATIVISTA: Jovens da Cooper A1 estão em Florianópolis para o 2º Encontro Estadual JovemCoop

JUVENTUDE COOPERATIVISTA: Jovens da Cooper A1 estão em Florianópolis para o 2º Encontro Estadual JovemCoop

Os 40 jovens cooperados ou filhos de cooperados da Cooper A1 que participam da atual turma do JovemCoop, estão em Florianópolis, SC, para o 2º Encontro Estadual do Programa. O evento, reúne nove cooperativas, e é nesta quinta, dia 30/11, e sexta-feira, 01/12, com o tema “Juventude Cooperativista: protagonistas de uma nova história”. A ação, organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina Sescoop/SC, abrange palestras sobre empreendedorismo, criatividade e liderança, além de oficinas temáticas e apresentação de cases das cooperativas.

O objetivo do Encontro, segundo o Sescoop/SC, é promover integração, conhecimento e troca de experiências entre os participantes do Programa JovemCoop, visando fortalecer o protagonismo juvenil e a liderança cooperativista, por meio da cultura da cooperação.

O Programa é realizado com a parceria das cooperativas: Cooperitaipu, Cooperjuriti, Auriverde, Cooper, Cooperalfa, Cooper A1, Coopervil/Sicoob Vale do Vinho e Sicoob Creditapiranga. Neste ano, em uma ação inédita promovida pelo Sescoop/SC, o planejamento de todo o evento foi elaborado por uma comissão estadual, que foi composta por jovens representantes dos núcleos juvenis já constituídos pelo programa. Para tanto, foram realizadas duas reuniões preparatórias, em Chapecó e Blumenau, nos meses de julho e setembro.

“Esses jovens serão, certamente, o futuro do cooperativismo e, por esse motivo, oJovemCoop é um programa de extrema importância para o SESCOOP/SC. Precisamos incentivar o protagonismo desde cedo, e temos em nossas mãos os ensinamentos para guiar esses jovens em sua caminhada pelo cooperativismo”, comenta o presidente do SESCOOP/SC, Luiz Vicente Suzin.