LEITE: Produção de silagem é tema de eventos técnicos promovidos pela Cooper A1

Cooperativa buscarepassar informações relevantes aos associados acerca da importância da silagemde milho no processo produtivo de leite

A alimentação é um dos componentes mais importantes noprocesso produtivo de leite. Neste sentindo, a silagem de milho,tradicionalmente utilizado na pecuária da região, é uma das opções maiseficazes para garantir alimento de qualidade e manter a produtividade dorebanho leiteiro durante todo o ano. Para debater sobre o assunto, a Cooper A1promoveu, no mês de dezembro, importantes eventos técnicos voltados aosprodutores de leite associados. Segundo o gerente da atividade na Cooper A1,Egon Grings, as atividades técnicas voltadas aos cooperados devem serconstantes, e têm o objetivo de levar informação e conhecimento aos produtores,para que os mesmos se atualizem acerca das novas tecnologias adaptáveis ás suaspropriedades.

Palestra sobresilagem reforça a necessidade da profissionalização no campo

Visando proporcionar um debate sobre o desafio deaumentar a produtividade de leite, por meio da adequada alimentação do rebanho,a Cooper A1 promoveu, no dia 18 de dezembro, dois seminários sobre Práticas eManejo de Silagem. As atividades, realizadas em Palmitos e Iporã do Oeste,reuniram cerca de 300 produtores associados e foram ministradas pelo engenheiroagrônomo, doutor em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul,Mikael Neumann.

Segundo o professor, a silagem de milho é uma das principaisfontes de energia para alimentação dos rebanhos, e se constitui como umaalternativa para contornar o problema da falta de pasto de boa qualidadedurante a época seca. No entanto, Neumann destacou que, para que o processo deensilagem tenha sucesso, a escolha do híbrido e o manejo da cultura são fatoresfundamentais.

O engenheiro agrônomo destacou que entre as etapas maisimportantes do processo de ensilagem está a compactação, e que é justamente nesteponto que, muitos produtores acabam descuidando e comprometendo a qualidade domaterial. “Os produtores devem compreender que quanto mais compactada, melhorserá a silagem. Partículas pequenas e uniformes são necessárias para se fazeruma boa compactação e um alimento que pode garantir a alimentação adequada dorebanho durante todo o ano,” recomendou.

A médicaveterinária da Cooper A1, Graziela Hoff, diz que existe entre os produtores daregião, potencial para produção de silagem de qualidade cada vez maior. Segundoela, além dos eventos profissionalizantes, a equipe técnica da Cooper A1 estádisponível para dar assistência os produtores associados. “O produtor podecontar com a equipe técnica da cooperativa, que trabalha em parceria de modoque as tomadas de decisões sejam feitas mediante critérios que consideram arealidade de cada propriedade, com resultados que tragam benefícios aos animaise econômicos aos produtores”.

Nova tecnologia emprodução de silagem é apresentada na região

Os associados da Cooper A1 estão cada vez maisconscientes sobre a importância da profissionalização e da alimentação adequadado rebanho no processo produtivo de leite. Em Tunápolis (RS) o produtorassociado Francisco Groth sentiu a necessidade de empreender na atividade e adquiriu,recentemente, uma máquina colhedora de forragem com tecnologia de ponta.Trata-se da CFA 2000, da Ipacol, a primeira colhedora autopropopelida nacionalque independente dos serviços de outras máquinas. Uma novidade na região, comtecnologia avançada e de vanguarda e que possibilita a produção de silagem dealtíssima qualidade.

Além da produção para seu próprio rebanho, com acolhedora de forragem CFA 2000, seu Francisco também pretende aproveitar a altaprodutividade do equipamento para prestar serviços para produtores da região. A colhedora foi demostrada em um diade campo realizado na propriedade de seu Francisco no último dia 20 dedezembro. Na oportunidade, a Cooper A1 em parceria com a Agroeste, tambémpromoveu palestras sobre o processo adequado da produção da silagem.

 

Fotos: Cooper A1

01/02/03: Dia de Campo em Tunápolis contou com ademonstração da nova colhedora autopropopelida CFA 2000

04: Médica veterinária da Cooper A1, Graziela Hoff e oprofessor Mikael Neumann no Seminário sobre Produção de Silagem

05: Gerente da atividade de bovinocultura de leite naCooper A1, Egon Grings

06/07: Seminário sobre Produção de Silagem em Iporã doOeste

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.