Mato Grosso ainda com grande excedente, soja necessita mais chuvas

Notícias mais recentes do milho em Mato Grosso dão conta de plantio ainda abaixo do desejado para a soja, condições climáticas ainda não ideais e mercado parado, algo que ainda reflete nos preços locais do milho, destoando de outras praças.

Apesar da firmeza nas cotações internacionais e nos embarques de milho nacionais bastante aquecidos, preços do milho em Mato Grosso não reagem, função direta do grande excedente de produto naquele Estado. Nota-se alguma recuperação comparada ao mês anterior ( 5,3%), função direta da recuperação dos preços em Chicago e dos próprios preços FOB exportação do milho nacional, porém no acumulado da semana vemos queda na média estadual (-0,1%). O IMEA aponta que as traders ainda seguem ofertando valores muito abaixo do preço de venda, assim sendo produtores não vão concretizando os negócios.

Apesar dos 12 pontos percentuais do avanço do plantio da soja no Estado, vemos ainda atraso de 12,9 pontos percentuais em relação ao ano anterior. O IMEA comenta que o aumento da área também prejudica o avanço do plantio, bem como o clima. Após o final dos trabalhos, talvez seja necessário replantio em algumas regiões, sendo que tudo isso irá definir o potencial de rendimentos e de área de plantio do milho safrinha naquele Estado.

Fonte: AF News Análises

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.