‘PAPO DE NUTRI’: Como preparar receitas integrais?

Inserir a farinha integral na rotina diária pode ser mais fácil do que você imagina. Muitas pessoas acreditam que fazer uma preparação integral requer uma receita diferenciada, pois digo que isso não é verdade. Qualquer receita que você tenha em casa pode ser transformada em uma receita integral, basta substituir a farinha refinada pela integral.

Se você nunca utilizou a farinha integral sugiro que você adicione pequenas quantidades no dia a dia, até você e sua família se adaptarem, e assim um dia utilizar 100% de farinha integral.

A farinha integral preserva partes importantes do trigo, sendo mais rica em fibras e em nutrientes como vitaminas e minerais, além de proporcionar maior sensação de saciedade, melhorar o funcionamento intestinal e o controle da glicemia.

A farinha integral não altera o sabor nas preparações, porém pode deixá-las com uma cor um pouco mais escurecida, derivada das fibras alimentares.

Agora que você já sabe que a farinha integral é mais saudável vamos a prática, vou dividir aqui uma receitinha simples, deliciosa, bem nutritiva e que tem a maior fama entre minha família e amigos, é o bolo de banana. Vamos a receita:

Bolo de banana integral

Ingredientes:
  • 3 ovos
  • 3 bananas bem maduras
  • Um pouco menos que ½ xícara de óleo vegetal (soja, canola ou girassol)
  • 2 xícaras de açúcar mascavo ou demerara
  • 2 xícaras de farinha integral
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de fazer: No liquidificador bata os ovos, a banana, o açúcar e o óleo. Reserve. Em uma tigela coloque a farinha e o fermento, adicione então a mistura do liquidificador, coloque a massa em forma untada e asse em forno médio por cerca de 45 minutos. Se você quiser pode decorar com aveia em lâminas, distribua sobre o bolo antes de assar.
Está pronto, agora é só se deliciar.
Dica: as crianças vão amar o bolo se você assar em forminhas de cupcakes.