Papo de Nutri: Férias escolares e dicas de lanches para a criançada

Papo de Nutri: Férias escolares e dicas de lanches para a criançada

Por Simone A. Guzzon

Nutricionista CRN: 104650

 

A época mais esperada pelos pequenos chegou, as tão sonhadas férias escolares. Se para eles é um período de muita alegria e diversão, para os pais é um momento de trabalho dobrado. Além de pensar em atividades que envolvam os pequenos, os pais precisam abastecer a dispensa para saciar a fome dessa criançada, haja comida!

Vale lembrar que essa fome que parece aumentar nas férias é bem normal e natural, as crianças estão em pleno desenvolvimento e o gasto calórico está aumentado devido as várias atividades do dia.

Embora as férias sejam um período sem muito horário para as tarefas é importante que as refeições principais sejam realizadas junto a família, nos seus respectivos horários, sendo que a flexibilidade alimentar pode acontecer nos lanches, para isso confira algumas sugestões saudáveis e nutritivas:

1. Sanduíches são sempre bem-vindos. Utilizar pão integral vai garantir maior saciedade, devido as fibras que ele contém. Aproveite também para adicionar vegetais como cenoura ralada, alface, pepino e demais folhas, os vegetais vão garantir as vitaminas. Varie as fontes de proteínas, um ovo cozido ou um molhinho de peito de frango vão garantir um sabor único, sendo essas duas opções mais naturais.

2. Bolos caseiros garantem um doce mais saudável. Um bolo preparado em casa é menos processado do que qualquer outro alimento, e se adicionado um pouco de farinha integral ele se torna mais rico em nutrientes. Alterne receitas que vão cobertura e que não vão, assim o consumo de açúcar será menor.

3. Frutas frescas sempre serão práticas e muito saudáveis. Combinadas com outros alimentos podem virar uma bela opção. Aveia combina muito bem com a salada de frutas. Iogurte e frutas também se tornam uma sobremesa saudável. Congelar algumas frutas para consumir gelada também é uma opção atrativa.

4. Invista em picolés caseiros, utilize frutas e sucos naturais de fruta. A banana é uma fruta que dá consistência cremosa ao picolé, basta bater no liquidificador e colocar nas forminhas, você pode ainda combiná-la com outras frutas como morango, manga, mamão etc. E lembre-se que não é necessário adoçar.

5.Ao adquirir biscoitos, bolachas e demais opções industrializadas verifique a lista de composição desse alimento. Existem opções bem saudáveis e algumas nem tanto, por isso é importante ler os rótulos, observar a quantidade de açúcar e gordura contido no produto, verificar ainda se ele tem ingredientes integrais. Compare os rótulos e além da tabela nutricional observe a lista de ingredientes, nela estão descritos todos os ingredientes do produto, ela segue a ordem de descrição da maior quantidade até a menor quantidade do ingrediente utilizado.

6. Alguns salgados congelados, como pastéis e esfirras, garantem praticidade. Eles podem ser aquecidos rapidamente, escolha sempre os assados e opte por opções por recheios de carne ou frango, estes contêm menos gordura.

7. E falando em líquidos, seja criativo, faça sucos. Combinando as frutas, evite os refrigerantes e sucos industrializados, apenas o suco de uva integral (aquele de garrafa) é uma opção saudável. Você pode ainda aromatizar a água, colocando rodelas de limão, galinhos de hortelã e rodelas de frutas.

E lembre-se que o hábito alimentar é formado na infância, os pais ensinam através dos exemplos e dos alimentos ofertados aos filhos.

Ótimas férias escolares a todos!