PAPO DE NUTRI: Intestino versus obesidade! Você já pensou sobre isso?

PAPO DE NUTRI: Intestino versus obesidade! Você já pensou sobre isso?
Dietas com alto consumo de gorduras e açúcares estão relacionadas a epidemia da obesidade, é o que mostra um estudo da Associação Internacional para o estudo da Obesidade publicado em janeiro deste ano, segundo o estudo dietas com essa composição alteram a composição e a função da microbiota intestinal.

Atualmente considera-se o intestino como nosso segundo cérebro, pois suas funções vão além da digestão dos alimentos, ele também está envolvido na síntese de precursores da serotonina, um neurotransmissor bem conhecido.

A mucosa intestinal é cheia de microvilosidade e serve como “barreira”, quando essa barreira não está em ordem (devido a constipação, disbiose e outras alterações) ela permite que compostos maiores passem e cheguem até a corrente sanguínea, esses compostos não são reconhecidos e o sistema imunológico ataca tentando combater ou imobilizar essas substâncias maiores. Nesse contexto podem surgir as doenças autoimunes e hoje tão frequente as sensibilidades alimentares. Essas são só alguns eventos que podem acontecer no intestino.

Diante desse contexto vale ressaltar que a alimentação tem papel fundamental tanto para a prevenção quanto para o agravamento da saúde, evitar a constipação intestinal mantendo uma alimentação rica em vegetais e frutas é essencial.

Tudo é uma questão de resultado, você é o que come e seu corpo responde as escolhas que você faz!