QT RURAL: empresários rurais focados em planejamento e resultados 

QT RURAL: empresários rurais focados em planejamento e resultados 
No período entre o fim do ano e início do próximo, geralmente as empresas fazem o fechamento das despesas e receitas e projetam novas metas para o novo ano. No caso das propriedades rurais não deve ser diferente, já que também devem ser tratadas como empresas.

Esta orientação foi seguida à risca na propriedade rural da família Schlemmer, cooperados de Palmitos, SC. Depois de terem participado do Programa Qualidade Total Rural (QT Rural), disponibilizado através da cooperativa, o planejamento da atividade de avicultura e o gerenciamento financeiro só fizeram aumentar a produtividade e lucratividade.

Segundo a cooperada Marli Schlemmer, o programa abriu a visão sobre necessidade do planejamento: “Elevamos nossa qualidade e produtividade e consequentemente a pontuação. Ano que vem pretendemos continuar atingindo nossas metas”.

Formatura QT Rural: mais 18 famílias

Marli é uma das formadas do curso que encerrou no dia 6/11, em Palmitos.  Ao todo, o grupo esteve formado por 18 famílias do município. Durante seis meses foram realizados encontros, ministrados pelo instrutor credenciado do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Gilmar Mumber.

Para a formanda Marli, é importante que os demais associados da Cooper A1 compreendam a importância em participar do QTR.  “Seria bom que todos pudessem participar do QT e também do DeOlho, é muito importante para a gente manter nossas propriedades organizadas, até mesmo no financeiro”.

Segundo Marli, o auxílio técnico caminha junto ao sucesso: “Procuramos fazer o melhor trabalho com a técnica, sempre atendemos o que ela está pedindo. Trabalhamos em equipe, gostaríamos que todos melhorassem na sua propriedade”.

O Qualidade Total Rural, faz parte do programa Empreendedores Rurais Cooperativistas, que agrega, ainda, o De Olho na Qualidade Rural (que vem antes do QT) e o Times de Excelência. Mais de 2 mil famílias já foram formadas pelo programa, que tem parceria do Sebrae, Aurora Alimentos, Sicoob e Sicredi.

Times da excelência

As 18 famílias formadas estão aptas e nos próximos dias darão início a certificação da propriedade, através do projeto de Sustentabilidade. Considerado como uma “pós” do Qualidade Total Rural, serão dois encontros até o fim deste ano, com o instrutor do SEBRAE, Gilmar Mumber.

O trabalho realizado através destes projetos, precisa também de acompanhamento, neste momento é que os técnicos podem auxiliar. Segundo Marli, na propriedade da família, o respaldo da técnica é levando sempre em consideração, e seus pedidos são prontamente realizados, pois sabem que a cooperação traz bons resultados.