Programa Coleta Segura

Na Cooper A1, o cuidado com o meio ambiente está em sua missão, ou seja, na sua razão de ser. Nos últimos anos, vêm intensificando ações e atitudes visando o desenvolvimento agrícola sustentável, com base na conservação dos recursos naturais para as gerações futuras.

Entre as iniciativas da Cooper A1 neste sentido, está o programa Coleta Segura, implantado em 2013, junto com a Cooperativa Central Aurora Alimentos. Trata-se de um plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde animal gerados nas propriedades rurais ligadas à cooperativa. No Coleta Segura os associados integrados de leite, aves e suínos, são orientados e incentivamos a separar os resíduos de saúde animal da classe A (materiais com contaminação biológica como luvas, pipetas de inseminação), B (frascos de medicamentos, vacinas, bisnagas, frascos de desinfetantes e detergentes), e E (agulhas, bisturis), armazená-las em local indicado e, posteriormente, entregar nos pontos de coleta indicados pela cooperativa.

Destinação correta: mais saúde e ambiente limpo

Em três anos de funcionamento foram recolhidos o total de 46,2 mil quilos de resíduos. Antes, o produtor não sabia o que fazer com este material. Os resíduos eram queimados, ou ficavam jogados nas propriedades. Quando foi implantado na Cooper A1, em 2013, toda equipe técnica foi capacitada, bem como os cooperados integrados nas atividades. O programa Coleta Segura é desenvolvido em parceria com a Cooperativa Central Aurora Alimentos e a empresa Atitude Ambiental, especialista na recolha e destinação final deste tipo de material.