Subcomissão se reúne para elaborar a política nacional do leite

A Subcomissão Permanente do Leite realiza nesta semana, entre terça e quinta-feira (6 a 8), a 1ª Conferência Nacional do Leite, com o objetivo de elaborar um documento para subsidiar a elaboração de uma política nacional do leite. O setor envolve 1,3 milhão de produtores e movimenta R$ 50 bilhões por ano.

A expectativa do relator da subcomissão, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), é que o encontro seja o embrião para a criação do Conselho Nacional do Leite, órgão que seria responsável por ditar, por meio de decisões colegiadas, as diretrizes do setor no País, desde a produção até a comercialização. A subcomissão é ligada à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Na terça (dia 06/11), a partir das 9h, os delegados das cooperativas, indústria, comércio, governo, produtores, trabalhadores rurais e entidades de pesquisa e extensão debaterão sobre as necessidades do setor simultaneamente na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Entre os temas a serem abordados na conferência estão sanidade animal, vigilância sanitária, custo de produção, pesquisa, assistência técnica e extensão, políticas de crédito, infraestrutura e logística, tributação, e proteção de mercado.

Na quarta, ocorrerá uma plenária na Embrapa para definir o texto final da conferência e, quinta, o encontro será no Auditório Nereu Ramos da Câmara, para apresentação e aprovação do documento final. O texto será entregue aos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, que foram convidados para o evento.

Programação

Dia 6

9h – Debate em grupos temáticos para apresentar as propostas por segmento da cadeia produtiva. A discussão ocorrerá, simultaneamente, na CNA, na OCB e na Embrapa.

Dia 7

9h – Plenária na Embrapa para definição do texto final.

Dia 8

9h às 16h – Apresentação do documento para votação, no Auditório Nereu Ramos. Entrega do texto final aos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas.

A matéria é da Agência Câmara, adaptada pela Equipe MilkPoint.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.