Embora desconhecido por muitos existe uma diferença bem significativa entre os iogurtes e bebidas lácteas, segundo a Instrução Normativa Nº 16, de 23/08/2005 do MAPA definem-se como:
-Iogurtes: produzido através de leite fermentado por bactérias, a fermentação se realiza obrigatoriamente com cultivos protosimbióticos (Streptococcus salivarius subsp. thermophilus e Lactobacillus delbrueckii subsp. Bulgaricus), aos quais se podem acompanhar, de forma complementar, outras bactérias ácido-lácticas que, por sua atividade, contribuem para a determinação das características do produto final. A base Láctea representa pelo menos 70% do total de ingredientes do produto.
Possui uma consistência cremosa que o diferencia de outros produtos derivados de lacticínios podendo ser natural ou acrescido de alguns ingredientes como polpa de frutas, mel entre outros.
É um alimento muito nutritivo, rico em proteínas, cálcio, fósforo, zinco, magnésio e vitaminas do complexo B.
-Bebida Láctea: o produto lácteo resultante da mistura de leite e soro de leite (líquido, concentrado e em pó) adicionado ou não de produto(s) ou substância(s) alimentícia(s), gordura vegetal, leite(s) fermentado(s), fermentos lácteos selecionados e outros produtos lácteos. A base Láctea representa pelo menos 51% do total de ingredientes do produto. Além do leite e soro de leite a bebida láctea pode ou não conter gordura vegetal, leite fermentado, fermentos lácteos e outros produtos alimentícios (polpa de frutas e mel).
Iogurte ou bebida láctea. Por qual optar?
No geral a diferença que mais interfere na hora da compra é o preço, as bebidas lácteas geralmente são mais acessíveis, porém também possuem menor qualidade nutricional. Outra diferença está na consistência, a bebida láctea é mais líquida diferente do iogurte que é mais cremoso.
A bebida láctea por ser mais diluída, devido à presença do soro do leite, é menos calórica que o iogurte, porém, do ponto de vista nutricional o iogurte possui uma maior quantidade de proteínas, cálcio e de bactérias lácteas benéficas ao organismo que melhora a flora intestinal, sendo o iogurte um alimento mais completo em termos nutricionais.
Ao adquirir produtos lácteos, prefira sempre os iogurtes, observe no rótulo as opções que possuem maior concentração de proteína; e se optar por bebida láctea leia a lista de ingredientes. Nomes estranhos e uma lista com vários itens significam um alimento mais industrializado e menos saudável, fique atento também a lista dos açúcares.