Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar das tais crepiocas, atualmente uma preparação que aparece com frequência no cardápio de quem não descuida da alimentação, a exemplo estão as musas fit, fisiculturistas e quem busca chegar ao peso desejado.
Más o que é que essa preparação tem?
Vamos do princípio da composição, as crepiocas são feitas a partir da combinação de ovo mais algum tipo de farinha ou farelo, geralmente usa-se polvilho azedo, farinha de tapioca ou aveia em flocos para dar o ponto a massa, e a quantidade desse ingrediente não é muita, não passando de 2 colheres de sopa. Após o ovo estar batido com a farinha ou farelo coloca-se essa preparação em frigideira antiaderente para que asse de ambos os lados. Utiliza-se também sal ou temperos e especiarias naturais para dar o sabor doce ou salgado para a crepioca. Ressaltando que existem receias mais incrementadas.
Do ponto de vista nutricional as crepiocas são opções que fornecem carboidratos, proteínas e gorduras, essa combinação é bem positiva pois a proteína e a gordura precisam de um tempo maior para serem digeridas e absorvidas, nesse sentido a energia do alimento é liberada aos poucos fornecendo saciedade prolongada e evitando picos na glicemia, benéfico tanto para quem quer manter a forma quanto para quem precisa perder peso.
Ainda vale ressaltar que ao optar por um café da manhã que contem crepioca ao invés do tradicional pão com geleia a quantidade de carboidrato e calorias é menor. Em uma preparação (1 ovo+ 1 colher de sopa rasa de polvilho ou aveia em flocos) fornece em média 120 calorias e a saciedade é bem maior.
Gosto de dizer que a chave para uma alimentação saudável está no equilíbrio, as crepiocas podem ser aliadas das pessoas que precisam perder peso e podem variar o cardápio dos demais, são opções práticas e rápidas que não possui contra indicação.
Elas ainda podem ser consumidas em versões salgadas ou doces e aí algumas sugestões de recheios:
Opções para preparações salgadas:
frango desfiado
atum
ricota
requeijão e legumes
Opções para preparações doces:
pasta de amendoim
banana
mel
Pronto! Agora o mistério envolvendo as crepiocas foi revelado.
Até a próxima pessoal!