O xilitol é um adoçante natural encontrado naturalmente em muitas frutas, como ameixas, morangos e framboesas e vegetais como cogumelo, é um adoçante derivado de polióis que possui baixo valor calórico (2,4kcal/g).
O xilitol substitui a sacarose em termos de doçura, possuindo a mesma capacidade de adoçar com um toque de frescor, desconhecido para alguns e com consumo crescente por quem busca opções saudáveis para substituir o açúcar tradicional o xilitol conquista a cada dia. Por possuir uma via absortida diferente o xilitol não impacta sobre a glicose sanguínea, sendo uma otima opção para os diabéticos e principalmente para quem precisa perder peso.
Com capacidade adoçante igual a sacarose o xilitol propicia preparações deliciosas sem gosto residual característico dos adoçantes artificiais, pode ser utilizado também em preparações que passam por tratamento térmico, como a cocção.
Além do consumo em alimentos o xilitol está sendo amplamente usado e testado na indústria de alimentos e também na indústria de produtos dentais, pois o xilitol é um produto não fermentável classificado como não cariogênico, evitando assim o surgimento de cáries.
O valor de mercado do xilitol equivale a sua qualidade. E assim como os demais adoçantes se consumido em excesso pode causar diarreia.