O movimento cooperativista tem unido cada vez mais pessoas em prol de seus princípios. Beneficiar toda a comunidade com desenvolvimento pessoal e profissional, além de somar forças que garantem a sobrevivência dos cooperados no meio. Por isto, no último sábado, dia 7, comemoramos o Dia Internacional do Cooperativismo, na matriz e unidade de Palmitos um evento foi realizado na praça juntamente com as cooperativas Sicoob, Sicredi e Fecoagro.
Durante o dia, as cooperativas em parceria com algumas entidades do município, como APAE, ROTARACT, Escoteiros e Rede Feminina de Combate ao Câncer permaneceram na praça com atividades diferenciadas. As crianças curtiram os brinquedos e algodão doce, para os adultos orientações sobre o cooperativismo, mateada, venda de pastéis e orientações nutricionais. Saiba quais foram as ações das outras unidades da Cooper A1 As ações realizadas nas unidades da Cooper A1 aconteceram nas últimas semanas, com a parceria de muitas outras cooperativas. O objetivo do Dia C de Cooperar é chamar atenção para o papel do movimento cooperativista, além de desenvolver um de seus princípios: Auxiliar o município em que se instala a progredir. O presidente da Cooper A1, engenheiro agrônomo Elio Casarin, expressou sua imensa alegria nas ações desenvolvidas pela cooperativa:“Precisamos que cada vez mais as pessoas se envolvam nos trabalhos filantrópicos, além de realizar algo bom para a sociedade, o voluntariado enobrece o cidadão”.Entre as ações desenvolvidas, estão: almoços beneficentes; pedágios solidários e ecológico; doações de materiais para limpeza e higiene pessoal; reformas em campos de futebol; limpeza, pinturas e reformas gerais em locais; doação de mudas de árvores; trabalho em hortas; doação de alimentos e trabalhos manuais.
Unidade de Pinhal, RS, realizou juntamente com as cooperativas Sicredi e Creluz, limpeza, pintura e organização do local onde se encontra a Brigada Militar do município.
A unidade de Iporã do Oeste, SC, juntamente com Cooper Fronteira Sul, Cresol, Sicoob e Sicredi realizaram um almoço beneficente ao Instituto Hospitalar e Beneficente Nossa Senhora das Mercês, além disto, o sorteio de uma rifa.
Cooper A1 unidade de Planalto, RS, realizou doações de alimentos para a Casa de Passagem, doação de mudas de árvores, em parceria com Sicredi e Cressol. Além disso, colaboradores da unidade deram continuação a horta no hospital do município.
Na unidade de Riqueza, SC, foi realizada uma limpeza no pavilhão de festas e igreja católica do município.
A unidade de Rodeio Bonito, RS, em parceria com o Sicredi e Creluz realizou um Pedágio solidário para arrecadar fundos para APAE do município.
As unidade de Tunápolis e Santa Helena, SC, em parceria com Coomilp e Sicoob, realizaram doações de alimentos a APAE e Hospital do município.
Unidade de Vista Gaúcha, RS, auxiliou a comunidade do Barreiro para a finalização de um campo de futebol sete.
Em Caibi, SC, em parceria com Sicoob e Sicredi, realizaram um almoço beneficente em prol do Hospital São Jose e a APAE do município.
A unidade de Novo Tiradentes, realizou um pedágio ecológico juntamente com as cooperativas Sicredi e Creluz.
Em Itapiranga, o evento foi em beneficio a APAE, juntamente com Cooafi, Cooper Itapiranga, Sicoob e Sicredi. A campanha através da doação mensal na conta de luz, e também doação de alimentos ou materiais de limpeza e higiene.
As unidades de Descanso e Belmonte, SC, realizou uma ação entre amigos, almoço com renda revertida em parte para o Hospital da Fundação de Descanso e o restante para a APAE do mesmo município.
Na unidade de Mondaí, SC, realizou uma galinhada no tacho em prol da Associação Hospitalar Mondaí, a ação contou com a parceria do Sicoob, Sicredi e Coafamo.
São João do Oeste, SC, realizou programação na praça do munícipio, e ao meio dia um almoço em beneficio a APAE e Hospital Local, em parceria com Sicredi e Cooperativa da Agricultura familiar.
Unidade de Erval Seco, RS, fez a entrega de alimentos a APAE e ao Lar Samaritano, juntamente com o Sicredi.
Em Alpestre, RS, as ações realizadas foram envolvendo trabalhos manuais na APAE do município.