A trajetória de oito décadas e meia da Cooper A1 está oficialmente registrada. A cooperativa lançou, na noite de quinta-feira, dia 11/10, o livro “Cooper A1: faz parte da gente 85 anos: a trajetória de pioneirismo e superação da mais antiga cooperativa agropecuária catarinense em funcionamento ininterrupto”. O evento festivo reuniu, em Palmitos, SC, cerca de 700 pessoas, entre conselhos, cooperados, colaboradores, entrevistados do livro e autoridades do cooperativismo.
A solenidade objetivou referenciar os fundadores (in memoriam) da Sociedade Cooperativa Mista Palmitos, antecessora da Cooper A1, que comemorou seu aniversário de 85 anos no último dia 1º de outubro. Além disso, celebrar as décadas de desafios e crescimento que tornaram a cooperativa dos dias atuais forte e atuante.Livro histórico

Homenagens
Durante o evento, o presidente da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Mario Lanznaster, ressaltou a atuação da Cooper A1 ao longo do tempo. “São décadas e mais décadas dedicadas ao fortalecimento de pequenos produtores rurais. A Cooper A1 é um grande orgulho para a Aurora”. Já o presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) e Sescoop/SC, Luiz Vicente Suzin, disse que a Cooper A1 é referência em cooperativismo para Santa Catarina e para todo Sul do Brasil. Da mesma forma, o presidente da Federação das Cooperativas do Estado de SC (Fecoagro), Claudio Post, disse que a Cooper A1 é um exemplo em estabilidade e longevidade.