comunicação Últimas Notícias

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO: Cooper A1 destinou 610 horas para treinamentos com os colaboradores

Compartilhar

Oferecer e manter um ambiente laboral seguro para seus trabalhadores está entre os principais objetivos da Cooper A1. Só em 2019, foram cerca de 610 horas destinadas treinamentos de capacitação do quadro de colaboradores. Além disso, a preocupação quanto à segurança no desenvolvimento de todas atividades executadas envolve investimento nos equipamentos adequados para cada setor.

Para o coordenador do departamento de saúde e segurança do trabalho, Fábio Strapazzon, mais que uma necessidade, a proteção deve ser uma realidade: “tem que estar inserida na política da cooperativa, lado a lado com o que a ela tem de melhor. Tendo em vista essa perspectiva, a Cooperativa A1 investe além das capacitações, em aquisição de equipamento de proteção individual (EPI) adequados aos riscos, melhorias em seus ambientes de trabalho, máquinas e equipamentos dentro das normas vigentes no pais e cuidados com a saúde de seus colaboradores”, afirma.
Os treinamentos foram voltados ao cumprimento das Normas Regulamentadores (NR), através da Portaria 3.214 de oito de junho de 1978, do Capítulo V da CLT. São ao todo 37 normas regulamentadoras disponíveis na Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (ENIT).

Atividades realizadas em 2019

Para os colaboradores ligados ao transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, estarem aptos a operar empilhadeiras e transpaleteiras elétricas nos depósitos, armazéns e fábricas, foram repassadas instruções sobre medidas de proteção para preservação da saúde e integridade física dos mesmos durante o manuseio e movimentação dos materiais. Participaram 60 pessoas, que foram subdivididas em quatro turmas, com 16 horas de curso cada, em abril, maio e outubro. As atividades foram ministradas por instrutores das empresas Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Ápice Vertical.
Em junho e julho, 161 colaboradores pertencentes das Brigadas de Incêndio da Cooperativa A1, foram capacitados para prestar primeiros socorros, combate ao princípio de incêndio e evacuação das edificações em caso de sinistro, ministrado pelo instrutor da MSEG Treinamentos. Dos participantes, 121 passaram por reciclagem de oito horas, em 11 turmas, e os outros 40 colaboradores foram divididos em duas turmas com 16 horas cada.
Com o objetivo de estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, em setembro, outubro e novembro, mais de 150 colaboradores dos armazéns e fábricas foram capacitados. Estes treinamentos foram ministrados pelos profissionais das empresas MSEG Treinamentos e Ápice Vertical.
Durante todo o ano, os 127 colaboradores responsáveis por auxiliar na identificação de possíveis cenários que possam vir a contribuir para ocorrência de acidentes e doenças do trabalho, foram preparados para identificar de forma rápida as mais variadas formas de acidentes e doenças decorrentes do trabalho. Valorizando a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A capacitação foi realizada pelo coordenador do setor de saúde e segurança no trabalho, Fábio Júnior Strapazzon. Os colaboradores foram divididos em 10 turmas com 20 horas de treinamento para cada.
Em setembro, a Cooper A1 se mobilizou para a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT). Cerca de 800 colaboradores acompanharam a palestra dinâmica e motivacional com o grupo Circo Show, de São Paulo. Segundo o coordenador, Fábio é possível afirmar que grande parte das horas do dia são destinadas na execução do trabalho para as atividades rotineiras, com esse foco a SIPAT foi organizada para ser diferente da rotina, mas pensando na conscientização de segurança e bem-estar no trabalho.
Aurora Coop Fecoagro Ocesc Somoscoop

Empresa Solidária:

Empresa Solidária
2025 Cooper A1 - Todos os Direitos Reservados
Razão Social: Cooperativa A1 | CNPJ/MF: 03.470.626/0001-50