O município de Iporã do Oeste sediou nesta terça-feira (28) o 19° Seminário Técnico Agroceres PIC e Cooper A1, um evento tradicional que reúne suinocultores, técnicos e direção. A programação envolve os principais assuntos da suinocultura, mercado atual e como a atividade se comporta no ano seguinte.
O presidente Elio Casarin, destacou a organização necessária das empresas rurais, para que as metas sejam atingidas. “Precisamos nos lembrar do auxílio dos técnicos, presente em cada propriedade, e claro agradecer aos suinocultores que buscam por uma produtividade maior”.
Dentre as granjas cooperadas, existem critérios que as tornam cada vez mais produtivas, que são: investimento na equipe, condições do trabalho, clareza nas metas de produção, tomada de decisão em conjunto com a equipe técnica, mudança de mentalidade, mercado soberano. Fatores destacados pelo gerente de suinocultura da Cooper A1, Carlos Dal Piva, na palestra Visão e Tendências da Suinocultura na Cooperativa A1. “O futuro depende da nossa eficiência produtiva junto do gerenciamento da propriedade, as respostas estão da porta para dentro e o auxílio da porteira para fora”.
Como forma de motivação aos participantes, ocorreu a palestra "Tudo ou Nada", com Steven Dubner, formado em Educação Física e trabalha há mais de 40 anos em esportes para pessoas com deficiência no Brasil e nos Estados Unidos. É um dos fundadores da ADD - Associação Desportiva para Deficientes, atuou junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas.
O evento foi finalizado com o resultado dos destaques 2023, produtores de até 800 matrizes e acima de 800.
Destaques 2023
Até 800 matrizes
1° lugar Marciele Ana Brand, supervisionado pelo técnico Demair Grooders
2° lugar Adalipio Lambrecht, supervisionado pelo técnico Maikon Melz
3° lugar Joari Mattiello, supervisionado pelo técnico Rodrigo da Ross
“Precisa ter dedicação, sete dias por semana, uma boa relação com o técnico. As pessoas que crescem são as que resolvem os problemas” - Marciele Ana Brand
Acima de 800 matrizes
1° lugar Gilberto Belegante, supervisionado pelo técnico Rodrigo da Ross
2° lugar Rodrigo Comparin, supervisionado pelo técnico Darlei Toniolli
3° lugar Granja Conquista, supervisionado pela técnica Jessica dos Santos
“Agradecemos o apoio da cooperativa, essa premiação é muito importante, pois ela nos incentiva a crescer cada vez mais. O que faz dar certo, é trabalho diário e em equipe, sempre manter o foco” - Gilberto Belegante