comunicação Últimas Notícias

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA 2024: Novo conselho de administração da Cooper A1 toma posse

Compartilhar

Sucessão e futuro deram o tom da Assembleia Geral Ordinária (AGO) 2024 da Cooper A1. O órgão supremo de deliberação da cooperativa aprovou, por unanimidade, seu novo conselho de administração, que tem como presidente Lauri Inácio Slomski. A assembleia foi realizada nesta segunda-feira, dia 25 de março, em Palmitos (SC), com 293 cooperados e acompanhada por 376 pessoas.

Esta foi a última AGO conduzida por Elio Casarin, que exerceu o cargo de presidente por quatro mandatos, desde 2008. Casarin apresentou o balanço 2023, prestação de contas, destinação das sobras, entre outros assuntos da ordem do dia. Também foi colocada em aprovação a chapa com a nova diretoria, que foi eleita por unanimidade pelos cooperados.

Ao passar o cargo, Casarin destacou: ‘passo o bastão’ com o sentimento de dever cumprido. Quando assumi o cargo, há 16 anos, sabia o que precisava ser feito e tenho total confiança que o Lauri, meu sucessor, tem o mesmo compromisso. Casarin, que continuará no conselho de administração como secretário, agradeceu o apoio ao longo dos anos, dos conselhos, cooperados e de todos os colaboradores.

O presidente eleito, Lauri Inácio Slomski, possui uma vasta experiência cooperativista. Formado em contabilidade, atua no cooperativismo há 50 anos. Vice-presidente durante os últimos quatro mandatos, ele ressaltou ser um grande sonho assumir como presidente da Cooper A1 mas que tudo tem seu momento certo de acontecer. “É uma grande honra assumir como presidente desta cooperativa e também uma grande responsabilidade. Por isso vamos honrar com todos os antecessores e continuar trilhando um caminho sério, honesto e de desenvolvimento coletivo”. Ele ressaltou que, mesmo sendo o presidente, uma cooperativa só se constrói com o apoio e trabalho de todos.

Prestigiando o evento, o vice-presidente da Aurora Coop, Marcos Zordan destacou: “os cooperados devem sentir orgulho dos resultados apresentados nesta Assembleia, isso é fruto do trabalho de todos, e de pessoas sérias e comprometidas. A Cooper A1 é com certeza uma das melhores cooperativas da Aurora Coop. Obrigado, Elio Casarin por seu trabalho até aqui, e boa sorte Lauri com esse novo desafio, conte sempre com o apoio da Aurora”.

Números do balanço 2023

Em mais um ano considerado difícil devido ao contexto mercadológico, a cooperativa alcançou faturamento bruto (vendas menos devoluções) de 2,95 bilhões de reais. As sobras distribuídas e capitalizadas aos cooperados somam 6,7 milhões de reais (entre 2011 e 2023, a Cooper A1 distribui 231,4 milhões de sobras ao quadro social.)

Por percentual de participação entre as atividades econômicas, a atividade de lojas agropecuárias foi o carro-chefe, somando 25% do faturamento; em seguida, a suinocultura e fábricas de rações, empatando como 21%; supermercados 11%; cereais 8%; leite 10%; postos de combustíveis 3% e aves 1%. O então presidente, Elio Casarin, explicou que os mercados interno e externo e a lei da oferta e procura, afetaram diretamente o faturamento e os trabalhos da cooperativa. No entanto, o resultado ainda foi positivo, devido, segundo Casarin, à organização da cooperativa, trabalho com muito foco, e à diversidade das atividades, que possibilita sustentação e equilíbrio.

O patrimônio líquido da cooperativa atingiu o montante de 1,1 bilhão de reais. Em 31 de dezembro de 2023, o índice de liquidez corrente e liquidez geral eram de 1,50 e 1,25 respectivamente, não havendo falta de capacidade de liquidação de obrigações de curto e longo prazos.

Exemplares do demonstrativo contábil detalhado com todas as explicações foram entregues aos cooperados na AGO. A 29ª Revista Cooper A1 também traz informações sobre todos os números da cooperativa no exercício, bem como investimentos realizados, em andamento e projeções. A distribuição da revista iniciou durante a Assembleia e os exemplares podem ser adquiridos pelos cooperados nos setores administrativos ou com seu técnico.

Novo Conselho de Administração, gestão 2024 -2028

Presidente: LAURI INÁCIO SLOMSKI

Vice-presidente: PAULO DOMINGOS COSTACURTA

Secretário: ELIO CASARIN

Conselheiros:

Darcy Angelo Bortolotti – Palmitos/SC

Vilson Spessatto – Descanso/SC

Eugenio Poltronieri – Rodeio Bonito/RS

Jacinta Mayer Lengert – Itapiranga/SC

Maikon Henrique Weis – Tunápolis/SC

Osvaldo Marcos Marquardt – Riqueza/SC

Julio Marcon – Iporã Do Oeste/SC

Lucas Roberto Furini – Tenente Portela/RS

Evandro Marcos Liberalesso – Erval Seco/RS

Diloir Antonio Primon – Caibi/RS

Conselho Fiscal - Gestão 2024-2025
Efetivo:

Aldair José Dal Ri – Mondaí/SC

Luiz Sotilli – Novo Tiradentes/RS

Celia Maria Walter Furtado – São João Do Oeste/SC

Suplente:

Cristian Luis Schwengber – Itapiranga/SC

Mauro De Pellegrin – Frederico Westphalen/RS

Valclei Luiz Wronski – Belmonte/SC


Aurora Coop Fecoagro Ocesc Somoscoop

Cooper A1 - Todos os Direitos Reservados

Empresa Solidária:

Empresa Solidária