Uma noite de conquistas, emoção e reconhecimento marcou a formatura da turma do Curso Técnico em Eletromecânica do SENAI, realizada em parceria com a Cooper A1 e com o apoio do Sescoop/SC. Foram 25 formandos, colaboradores que atuam em áreas ligadas à produção, manutenção e operações dentro da cooperativa. O evento reuniu familiares, gestores e professores, celebrando a dedicação e o esforço dos estudantes que agora se tornam profissionais ainda mais preparados.
Com emoção, os formandos foram recebidos com aplausos, simbolizando a realização de um sonho coletivo. Durante a cerimônia, momentos especiais deram ainda mais brilho ao evento, como o juramento da profissão, conduzido pelo estudante Vianei Giehl, e o discurso dos formandos, representado por Laerte Miguel Matte, que destacou a superação de desafios e o apoio dos familiares ao longo da caminhada.
O presidente da Cooper A1, Lauri Inácio Slomski, ressaltou em sua fala a importância da qualificação profissional para o fortalecimento da cooperativa e da região. “Investir em educação está nos princípios do cooperativismo. Para a Cooper A1, apoiar iniciativas como essa é reafirmar nosso compromisso em ir além da atividade econômica, contribuindo para o crescimento humano, social e profissional das pessoas. Além disso, a formação desses profissionais certamente refletirá em mais inovação e eficiência”.
A coordenadora de educação profissional Cleufa de Bolis e o supervisor Ivan Antônio Cassol também reforçaram em seus pronunciamentos o compromisso do SENAI em formar profissionais preparados para os desafios da Indústria 4.0, com ética, responsabilidade e inovação.
Técnicos em Eletromecânica: profissionais estratégicos
Com diferentes áreas de negócios, a Cooper A1 conta com colaboradores que atuam em atividades que exigem conhecimento técnico especializado, especialmente na interface entre a mecânica e a eletricidade. São profissionais responsáveis pelo cuidado, manutenção e operação de equipamentos, máquinas e sistemas industriais que garantem o funcionamento da cooperativa.
Esses técnicos têm papel fundamental em setores estratégicos como as unidades de recebimento e armazenagem de grãos, fábricas de rações e alimentos, moinho, usinas de energia e na área de infraestrutura.
Foi justamente para fortalecer essas áreas que a Cooper A1 buscou, junto ao SENAI, a vinda do curso Técnico em Eletromecânica. Com duração de aproximadamente dois anos, o objetivo do curso é garantir a formação de profissionais qualificados, preparados para atuar em ambientes complexos, assegurando eficiência, inovação e segurança. A coordenadora de Gestão de Pessoas da Cooper A1, Juliana Cavalleri, ressalta que a formação em Eletromecânica é uma exigência legal para o exercício da função para esses profissionais, reforçando a relevância dessa capacitação.