“Muito mais que formação e valorização da força feminina que impulsiona o setor do agro, foi compartilhar alegrias e desafios do dia a dia”, é desta forma que a cooperada Graziela Sampaio descreve o encontro. Ela e mais de 1.300 mulheres compartilharam deste e de muitos outros sentimentos. Com o tema Raízes fortes, asas livres o evento revelou a forma como a cooperação está presente na atuação das mulheres.
Foram 48 cooperativas, que tiveram a oportunidade de mostrar essas ações as suas cooperadas. Luisa Jaehn, coordenadora dos Programas Sociais da Cooper A1 recorda que participa desde o primeiro encontro. “Percebi ao longo dos anos o quanto estes momentos fortalecem os laços de amizade e do Cooperativismo entre mulheres. As mulheres sentiram-se maravilhadas, reconhecidas e importantes com tudo que vivenciaram nesses dois dias."
Outro depoimento, é da cooperada Elisiane Soster, que destaca que o encontro foi uma experiência única e transformadora. “Cada momento vivido representou não apenas aprendizado, mas também inspiração. Estar junto de tantas mulheres cooperativistas que compartilham histórias de vida, conquistas e desafios, nos fortalecemos cada vez mais. Volto do encontro ainda mais motivada a seguir contribuindo para que possamos construir um cooperativismo ainda mais forte.”
Como explica o Sescoop o programa Mulheres Cooperativistas tem o objetivo de contribuir para a maior e melhor conscientização e conhecimento das mulheres cooperativistas sobre o conceito, características, estrutura, funcionamento, potencialidades e desafios das sociedades cooperativas.
De acordo com os dados da OCESC, as mulheres representam 48% do número total de empregados do setor cooperativista e 43% do total de cooperados. Na Cooper A1 são 1.042 cooperadas, no Conselho de Administração e Fiscal há a presença de uma mulher em cada conselho.