Os encontros iniciam na próxima segunda, 01, e ocorrerão por toda Santa Catarina
Iniciam na próxima semana os encontros do Programa de Educação Política do Cooperativismo Brasileiro. Promovidos pelo Sistema OCB e executados no estado pelo Sistema OCESC, o Programa visa conscientizar cooperativas e cooperados sobre a importância da representatividade do cooperativismo junto ao Poder Público. As apresentações ocorrerão de segunda, 01, a quinta-feira, 04, em todas as regiões do estado.
“A defesa institucional do cooperativismo começa com conhecimento e participação. O Programa de Educação Política fortalece essa base ao oferecer conteúdo técnico e acessível sobre o funcionamento do Estado, o processo legislativo e as formas legítimas de representação. Nosso objetivo é capacitar cooperativas e cooperados para que atuem com mais segurança, maior compreensão do ambiente regulatório e consciência sobre o impacto das decisões públicas no dia a dia das cooperativas. Quanto mais qualificada for a participação política do setor, mais fortes serão as políticas públicas que refletem os valores e necessidades do cooperativismo catarinense”, destaca o Coordenador Jurídico do Sistema OCESC, Gilson Flores.
O objetivo é promover o engajamento político cooperativista para além das eleições, com a realização de ações continuadas de médio e longo prazos. Para isso, o Programa busca fortalecer a cultura da participação política e ampliar a representatividade do cooperativismo nas esferas decisórias municipais, estaduais e federais, assegurando que as demandas e bandeiras do setor estejam cada vez mais presentes nas políticas públicas.
Além do Programa, o Sistema OCESC apresentará a seleção de Multiplicadores, uma iniciativa da casa do cooperativismo catarinense para coletar sugestões e contribuições para a construção da Agenda Institucional do Sistema OCESC. A Agenda servirá como instrumento estratégico e orientará atuação Sistêmica junto aos poderes públicos e demais atores relevantes.
Fonte: Comunicação Interna Sistema OCESC.



