A Coopercentral Aurora Alimentosreuniu autoridades e profissionais de imprensa no fim de semana para apresentaros resultados das atividades industriais e as ações da Fundação Aury LuizBodanese no município sul-rio-grandense de Erechim. O ato foi desenvolvido naSociedade Esportiva e Recreativa Aurora e reuniu 140 pessoas.
O presidente da Cotrel,cooperativa filiada à Coopercentral, Luiz Gonçalves Paraboni Filho, abriu oevento e destacou a parceria entre as duas sociedades cooperativas. O vice-presidente da Aurora, Neivor Canton,apresentou os principais números do desempenho de 2013. Em um dos melhoresresultados de seus 45 anos, a Cooperativa Central Aurora Alimentos obteve, em2013, uma receita operacional bruta de 5 bilhões 711 milhões de reais, com23,6% de crescimento em relação ao ano anterior.
As sobras do exercício foram de 302 milhões dereais (66% de incremento) e tiveram a seguinte destinação: 150 milhões paraFundos de Reservas, 104 milhões capitalizados às 12 cooperativas filiadas e 44milhões distribuídos às filiadas. Os gerentes gerais da unidade de suínos AndréMiotto e da unidade de aves Marcelo Fiorentin relataram o atual estágio daprodução nas respectivas plantas.
A presidente da Fundação egerente de comunicação da Aurora, Isabel Cristina Machado, apresentou osnúmeros que demonstram o desempenho das ações. A instituição atua com base emnove programas: Vivendo Saúde, Atitude Agora, Amigo Energia, Roda deLeitura/Contação de História, Família é Tudo, Projeto Dança, Projeto CantoCoral e A Turminha da Reciclagem, além do Centro de Memória Fundação Aury LuizBodanese financiados com recursos da Coopercentral Aurora Alimentos.
Em seis anos foram 599.796 pessoas envolvidasem 4.415 atividades. Na execução desses programas, a Fundação contou ainda comparceiros como o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop)de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, do Instituto Guga Kuerten (IGK), alémde cooperativas e outras empresas e instituições.
A supervisora administrativa, Marili GielovClen, relatou as ações no município. Em Erechim, a Fundação Aury Bodanese promoveua “Ação Cooperada”, em 2011 e 2013. O objetivo foi aproximar a comunidade daempresa, oportunizar a ampliação do conhecimento da história e da importânciada cooperativa para o município e para a região. Apresentou ainda atividadesdesenvolvidas nos demais programas da Fundação, como o casamento cooperado, ocinema da prevenção, entre outros. Marili ressaltou que as atividades sãodesenvolvidas na comunidade e nas unidades da cooperativa. Ao final, a vice-prefeita de Erechim, AnaLúcia de Oliveira, cumprimentou a Aurora pela ação social e empresarial nomunicípio.
Fonte: MB Comunicação