A Cooper A1 é a cooperativa credenciadae responsável pela distribuição do Programa Terra Boa “Troca-troca” nos onzemunicípios catarinenses onde atua. Com base na distribuição de 2013, acooperativa terá, em 2014, mais 12 mil sacas de milho e mais e 180 kits forrageirospara distribuição. Já o calcário serão cerca de 16.849 mil toneladas paradistribuição aos agricultores.
O gerente das Lojas Agropecuárias daCooper A1, Mário Grisotti, destaca que, a partir da análise solo de até doisanos, é viabilizado, para cada família, 30 toneladas de calcário. São trêsopções: calcário dolomítico a granel, domolítico ensacado e calcítico a granel.Para cada opção há a proporção de troca em sacas de milho, que deverá ser feitaem abril de 2015. “O produtor terá à disposição estas três opções, e poderáoptar após os resultados da análise e de acordo com a recomendação dos técnicosda Epagri,” explica Grisotti.
Produtorprecisa se programar
O gerente lembra aos produtores queainda não possuem credenciamento, que este é o momento de se dirigir até aEpagri de seu município, com documentos e bloco de produtor para efetuarem omesmo. Após serão feitos os encaminhamentos junto as credenciadas que irãooperacionalizar os trabalhos.
“Para participar e receber osbenefícios do Programa em 2014 é fundamental que o produtor tenha seu cadastroregular na Epagri e esteja em dia com os pagamentos do ‘Troca-troca’ dos anosanteriores,” ressalta Grisotti.
Grisotti lembra, ainda, a todos osbeneficiados do programa em 2013, que o vencimento dos débitos do Troca-trocade sementes de milho é dia 15 de abril e o Troca-troca de calcário é dia 25 deabril. Maiores informações o produtor pode obter na Epagri ou na unidade daCooper A1 de seu município.
ProgramaTerra Boa
O programa Terra Boa (Troca-troca), doGoverno do Estado de Santa Catarina, foi relançado no mês de fevereiro de 2014.Neste ano serão investidos R$ 45 milhões para subsidiar 300 mil toneladas decalcário, 220 mil sacas de sementes milho e 3,5 mil kits de insumos paraplantio de forrageiras para gado de corte e leiteiro. O programa é desenvolvidoem parceria com os municípios e Federação das Cooperativas do Estado de SantaCatarina (Fecoagro).