Ao aderir ao CooperJovem,promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC),os professores e gestores das unidades escolares, além dos coordenadores dascooperativas participantes, recebem a formação básica do programa. Porém, osprofessores que participam do CooperJovem há mais tempo também precisam estaratualizados para que, juntos, possam cooperar um com o outro na realização dasatividades do programa. Com esse objetivo, participantes do CooperJovem nooeste receberam a formação continuada nessa semana. Nesta etapa foramministradas 16 horas de treinamento no Hotel Lang Palace, em Chapecó.
De acordo com a coordenadora depromoção social do Sescoop/SC, Patrícia Gonçalves de Souza, uma das principaismudanças previstas para 2014 no programa é que todas as escolas terão quedesenvolver um Projeto Educacional Cooperativo (PEC), que visa a solução de umasituação-problema a partir do envolvimento de toda a comunidade escolar. “Epara obter um resultado exitoso, os responsáveis por essa demanda precisamconhecer as ferramentas adequadas para diagnosticar o problema e buscar asolução de maneira cooperativa entre toda a comunidade escolar”, explica.
A consultora do Sescoop, MariaDenise Crespo Nunes, enfatizou a importância de valorizar o cooperativismo elevar à escola os conceitos da educação cooperativista com o objetivo demelhorar a educação e a aprendizagem de maneira cooperativa. “Normalmente osprofessores executam os programas, agora eles são o centro do processo parafazer com que os alunos sejam o centro e envolvam-se na mudança”, argumentou.
Desse encontro, os participantessaíram com a tarefa de acolher os professores novos da escola e apresentar oprograma CooperJovem. Na próxima ocasião, serão disponibilizadas oito horaspara as apresentações dos resultados do momento de integração, bem como dúvidase/ou sugestões inerentes.
A Escola de Educação BásicaFrancisco Bageston, de Paial, aderiu ao programa em 2011. Na formaçãocontinuada, esteve representada pela professora Loiri Colling Sichelero e umcolega. Ela entendeu as mudanças no CooperJovem como um “desafio a sersuperado”. Para Loiri, a dificuldade está em recomeçar as ações a cada ano pelarenovação da equipe de professores. “Se conseguirmos colocar em prática, fará adiferença. Vamos conseguir resolver problemas que, até então, não tinhamsolução e que mudarão a realidade dos alunos”, avaliou.
Desse encontro participaramcoordenadores das cooperativas Auriverde, Cooperdia, Cooperitaipu, A1,Coopercampos, Sicoob São Miguel do Oeste e professores das escolascorrespondentes. Essa foi a última turma a receber esta formação continuada noEstado. Agora começará a etapa de elaboração e prática do PEC nas escolas.
COOPERJOVEM
O Programa CooperJovem promove acultura da cooperação por meio da criação de práticas educacionais cooperativasbaseadas nos princípios e valores do cooperativismo. Em Santa Catarina, oCooperJovem é coordenado pelo Sescoop/SC e implementado com a parceria de 23cooperativas, com o apoio das Secretarias Municipais e Gerências Regionais deEducação de 42 municípios de todas as regiões do Estado. Em 2013, o programaatendeu 75 escolas da rede de ensino público, envolvendo 476 professores e16.201 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.