O programa Mulher A1/Sicoob está de liderança renovada. As novaslíderes, eleitas no primeiro trimestre deste ano, foram apresentadas no dia 7de maio, em Palmitos. Na oportunidade a coordenação do Mulher A1/Sicoobrepassou orientações, metas e o planejamento dostrabalhos que serão desenvolvidos no decorrer deste ano.
O grupo também passou por uma etapa deformação e estudo sobre cooperativismo e de sensibilização quanto ao papel da liderançano contexto cooperativista. Segundo o coordenador do setor de PromoçãoSocial da Cooper A1, Lucinei Rodrigo Bohn, as líderes, que são eleitas a cadadois anos, são o elo de ligação entre seu Núcleo e as cooperativas.
“A líder tem papel fundamental dentro dascooperativas, é ela que deve promover o diálogo, a motivação cooperativista etransmitir os princípios e valores que regem a sociedade,” destaca.
Na abertura do encontro participaram opresidente da Cooper A1, Elio Casarin, o 1º vice-presidente e gerente geral daCooper A1 e também presidente do Sicoob Oestecredi, Lauri Inácio Slomski, alémdo representante do Sicoob Creditapiranga, Gilvane Kern.
Os representantes das três cooperativasdestacaram a atuação do cooperativismo agropecuário e de crédito na região comoinstrumento de promoção econômica e social.
Os encontros das líderes femininas acontecemtrês vezes ao ano, momento em que são atualizadas e contextualizadas sobre oandamento dos trabalhos. Atualmente, o programa Mulher A1/Sicoob possui 71Núcleos Femininos Cooperativistas, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul,onde participam cerca de 1.700 mulheres ligadas às cooperativas. O programa,iniciado ainda em 2001, objetiva a educação, formação e capacitação continuada paraseu desenvolvimento social e profissional.