A declaraçãode Imposto de Renda exige muita atenção a detalhes precisos. A partir do dia 1ºde janeiro de 2015, os profissionais que trabalham em áreas contábeis eadministrativas precisam estar mais atentos porque começa a vigorar a Lei nº12.973/14 que altera a legislação tributária federal relativa, principalmente,ao Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas - IRPJ, à Contribuição Socialsobre o Lucro Líquido (CSLL), à Contribuição para o PIS/Pasep e à Contribuiçãopara o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). Nessa semana, ServiçoNacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC) ofereceu um curso, emChapecó, sobre o assunto que também abordou o preenchimento correto daDeclaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ).
O instrutordo curso foi Dorly Dickel, contador e administrador, que possui curso depós-graduação em Cooperativismo. É instrutor de cursos para cooperativas eprofessor no curso de especialização em Cooperativismo na Unisinos, Univates eFaccat e membro do Comitê Contábil e Tributário da OCB. Dickel também abordou opreenchimento e cruzamento de informações do FCONT.
A contadorada Coolacer, de Jardinópolis, Cláudia Brando Rossa, ressaltou que quando setrata de Imposto de Renda é necessário buscar atualização constantemente. “Essecurso ajudou bastante. O professor explicou de uma maneira fácil paraassimilar, sempre usando exemplos atualizados”, avaliou. Um treinamentosemelhante será ministrado em Florianópolis, nesta sexta-feira, 27.