Com uma receita bruta queultrapassa os R$ 20 bilhões no último ano, o setor cooperativista movimenta aeconomia e apoia o desenvolvimento de Santa Catarina. Em comemoração ao DiaInternacional do Cooperativismo, a Secretaria de Estado da Agricultura e daPesca parabenizou toda a comunidade cooperativista do Estado, suas organizaçõese lideranças e ressaltou a importância do setor para o desenvolvimento doagronegócio catarinense.
Segundo dados do SistemaCooperativista Catarinense, o Estado conta com 254 cooperativas em atividadenos mais diversos setores e com 1.623.223 cooperados. O setor agropecuáriopossui 54 cooperativas, com 67.517 cooperados, respondendo por uma receitabruta de mais de R$ 13 bilhões.
O secretário de Estado daAgricultura e da Pesca, Airton Spies, ressalta que a agricultura de SantaCatarina tem, em sua maioria, agricultores familiares, que encontram, nocooperativismo, um apoio fundamental para alcançar mercados, obter assistênciatécnica e insumos. “Em nosso Estado, conseguimos fazer de pequenas propriedadesgrandes negócios através da cooperação”, afirma Spies.
O cooperativismo encontra apoiotambém no Programa SC Rural, que incentiva os agricultores a se unirem em tornode cooperativas. O SC Rural apoia financeiramente as estruturas cooperativistase os empreendimentos e melhorias nos sistemas produtivos dos associados, desdeque vinculados a um projeto estruturante. Não há apoio individual paraempreendimentos, justamente para fortalecer a organização cooperativista e da atividadeque ela representa.
“O cooperativismo catarinense sedestaca em nível nacional justamente pelo grande sucesso e pelos avanços emtermo de qualidade de vida que proporciona aos seus associados. Ocooperativismo se constitui na principal alavanca de desenvolvimento doagronegócio catarinense”, destaca Airton Spies.
O secretário lembra ainda aimportância do cooperativismo de trabalho, de crédito, de saúde e deinfraestrutura. “Todos estão trabalhando para o bem-estar e a qualidade de vidados nossos cidadãos”. O sistema cooperativista trabalha em parceria com oGoverno do Estado em diversos setores, com destaque para a agricultura ondeoperacionaliza programas, dada sua excelente estrutura e capilaridade.
Fonte: Secretaria de Estado daAgricultura e da Pesca de SC