comunicação Últimas Notícias

Há 50% de chances de um fenômeno El Niño ocorrer este ano, segundo estação da Austrália (Notícias Agrícolas)

Compartilhar

O Oceano Pacífico tem mostrado sinais de desenvolvimento do fenômeno climático El Niño, que traz seca para a Ásia e excesso de chuvas na América do Sul. Essas informações são de um centro meteorológico da Austrália.

As chances de o evento ocorrer são de pelo menos 50% este ano e é provável que surja durante a primavera, que começa em setembro. Se o fenômeno ocorrer, é pouco provável que seja forte, segundo divulgação da estação meteorológica. A agência manteve um relógio para o padrão de tempo.

El Niños podem perturbar os mercados, porque os agricultores podem enfrentar seca ou excesso de chuva. Culturas como óleo de palma, cacau, café e açúcar estão entre os de maior risco, de acordo com a rede financeira multinacional Goldman Sachs Group Inc. Os EUA na semana passada reduziram a probabilidade de desenvolvimento do fenômeno neste ano, e que caso ocorra, a previsão e de evento fraco.

"Alguns aquecimentos ocorreram no Oceano Pacífico Central e Equatorial Oriental, na última quinzena devido ao enfraquecimento dos ventos alísios", disse o meteorologista de Melbourne. "Se os ventos continuarem fracos, dará início a mais aquecimentos, e aí sim, o El Niño é possível."

As chances do evento acontecer caíram para 65%, ante previsão inicial de 80% durante o outono do Hemisfério Norte e início do inverno, segundo o Centro de Previsão Climática dos Estados Unidos. As chances de que fenômeno ocorra este outono e inverno são menores do que as projeções anteriores, disse também a Agência Meteorológica do Japão.

Evento fraco

Há 30 dias o Índice de Oscilação Sul, que indica o desenvolvimento e a intensidade dos eventos El Nino ou La Nina, foi de menos de 5,2, de acordo com o tempo bureau da Austrália. Valores negativos abaixo de menos 8 podem indicar um evento El Niño, de acordo com o bureau.

O fenômeno provavelmente irá desenvolver como um evento fraco no final do verão ou início do outono, de acordo com MDA Weather Services. Commodity Weather Group LLC disse no mês passado que pode ser adiado por vários meses e o aquecimento do Oceano Pacífico ficaria mais lento.

Os El Niños causados pelo aquecimento periódico do Pacífico tropical ocorrem a cada dois a sete anos e estão associados com os anos mais quentes dentro da média. O último El Niño foi 2009-2010 o Pacifico já esteve em seu estado mais frio também, chamado La Nina.

Fonte: Notícias Agrícolas // Talita Benegra
Aurora Coop Fecoagro Ocesc Somoscoop

Empresa Solidária:

Empresa Solidária
2025 Cooper A1 - Todos os Direitos Reservados
Razão Social: Cooperativa A1 | CNPJ/MF: 03.470.626/0001-50