SOCIOAMBIENTAL

A Cooper A1 mantém programas sociais e ambientais que disseminam os princípios cooperativistas, além de ampliar o conhecimento e a formação das novas gerações. Está nos princípios cooperativistas e na razão de existir da cooperativa a educação voltada ao crescimento pessoal e profissional das pessoas. Conheça nossos principais programas.

Encadeamento produtivo


O programa “Encadeamento Produtivo Cooperativa Aurora Coop: Suínos, Aves e Leite” é uma das grandes prioridades na área de formação e qualificação de empresários rurais. A Cooper A1 desenvolve o programa em parceria com a Aurora Coop, Sebrae e Senai desde 1998.

Os cursos do Encadeamentos Produtivo são hoje compostos por: “De Olho na Propriedade Rural”, “QT Rural”, “Time de Excelências” e “Propriedade Rural Sustentável” e são oferecidos gratuitamente aos cooperados.

Fábrica de produção e silos

Escola A1 do Leite


Profissionalização e organização. Essas são as palavras-chave do Programa Escola A1 do Leite, curso modular criado pela Cooper A1 e destinado aos produtores de leite cooperados. Criado em 2015 pelos gestores da atividade do leite da Cooperativa A1, trata-se de curso com encontros práticos e teóricos.

O programa busca padronizar os conceitos técnicos e gerenciais da atividade do leite da integração Cooper A1 e Aurora Coop. Entre os assuntos abordados estão gerenciamento zootécnico, padronização das planilhas de anotações, assistência técnica e planejamento econômico/financeiro da atividade de leite.

Pessoas em reunião em uma sala

Jovem Aprendiz Cooperativo


Para muitos jovens, o primeiro emprego pode ser a oportunidade de sua vida. A Cooperativa A1 abre as portas do mercado de trabalho para jovens da região, através do programa Jovem Aprendiz Cooperativo. O programa foi implantado em 2013, em parceria firmada com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), e com o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).

Com o Jovem Aprendiz Cooperativo, a Cooper A1 busca auxiliar jovens inexperientes, incluído pessoas com deficiências (PCD'S), a iniciar suas carreiras profissionais. Além disso, atender a legislação federal que diz que os jovens têm assegurado a oportunidade de aprender uma profissão e a capacitação profissional como etapa do seu processo educativo.

Centenas de jovens da área de atuação da Cooper A1 já participaram do programa. Eles são beneficiados com todos os direitos de um trabalhador comum e têm grandes chances de crescimento. Após a conclusão do programa, muitos jovens, dependendo de seu desempenho, são efetivados no quadro de colaboradores.

Jovem aprendiz

Mulher A1/Sicoob


A minha vida mudou completamente”, quem já conversou com alguma das participantes do programa Mulher A1/Sicoob ouviu uma frase como esta. A verdade é que quando o projeto iniciou, lá em 2000, elas nem sequer imaginavam a proporção que tomaria.

Duas décadas se passaram, e hoje, o Mulher A1/Sicoob é o maior programa social voltado a mulheres cooperativistas e faz parte da vida das mais de 1700 cooperadas, esposas ou filhas de cooperados.

O nome “Mulher A1/Sicoob” nasceu da união da Cooper A1 e as cooperativas de crédito Sicoob Creditapiranga e Sicoob Oestecredi. O programa visa disseminar o cooperativismo; desenvolver e capacitar o quadro social das cooperativas; promover o crescimento tecnológico, econômico e social dos cooperados e comunidade, valorizando o indivíduo e o meio ambiente; e proporcionar o desenvolvimento de novas lideranças.

Elas estão organizadas por regiões em Núcleos Femininos Cooperativistas - NFC's, o objetivo destes núcleos é cooperar para o desenvolvimento dessas locais, sendo palco de ações desenvolvidas pelas mulheres das cooperativas parceiras.

Mulheres

Mulheres Cooperativas


Este é um programa desenvolvido em parceria com o Sescoop/SC, mas também destinado a cooperadas, esposas, filhas de cooperados e colaboradoras da Cooper A1. O programa objetiva oferecer capacitação cooperativista buscando conscientizar, preparar e organizar as mulheres para atuarem de forma comprometida e participativa no quadro social das cooperativas.

A metodologia prioriza a educação humanizadora, com foco na convivência grupal e interação educador-aluno, tanto nos aspectos teóricos como no desenvolvimento de atividades práticas e dinâmicas que permitem a vivência do cooperativismo de acordo com a real necessidade e o tipo de negócio de cada cooperativa.

Mulheres Cooperativistas

Jovens Catarinenses Cooperativistas


Os jovens, que determinarão os próximos anos do agronegócio e também recebem formação constante. Ao longo dos anos, a Cooper A1, em parceria com o Sescoop/SC, desenvolvem programas que visam preparar o jovem para sua atuação no agronegócio, bem como desenvolver suas competências pessoais.

Incluir o jovem do cooperativismo e o auxiliar em decisões como sucessão das propriedades rurais sempre foi uma preocupação das cooperativas agropecuárias. Até hoje, a Cooper A1 já desenvolveu sete cursos voltados à juventude rural, envolvendo mais de 250 participantes.

Jovens cooperativistas

Empoderando Casais A1


Em 2022 a área social da Cooper A1 inovou de novo e criou um projeto exclusivo, desta vez voltado aos casais cooperados. A primeira turma do projeto Empoderando Casais, contou com casais de todas as faixas etárias O programa nasceu após avaliações da equipe social da Cooper A1, que identificou a necessidade de direcionar a educação cooperativista ao casal. Segundo as responsáveis, no decorrer dos 20 anos de trabalho social que a Cooperativa A1 oferece às mulheres e jovens, observou-se a necessidade de fortalecer e apoiar os casais cooperados. A iniciativa, que terá continuidade em 2023, visa proporcionar harmonia e equilíbrio nas famílias cooperadas, para um melhor convívio e qualidade de vida nas empresas rurais.

Um casal sentado em cadeiras de costas
Aurora Coop Fecoagro Ocesc Somoscoop

Cooper A1 - Todos os Direitos Reservados

Empresa Solidária:

Empresa Solidária